[#Reviews] Tasting Porto: O Diplomata

25.6.18


                É com muito orgulho e muita alegria que posso finalmente dizer: Já fui ao Diplomata! Desde antes de ter vindo para o Porto que me tenho deliciado (com os olhos) com as maravilhosas fotografias dos Brunches do Diplomata, com aquelas panquecas maravilhosas, as tigelas com fruta, iogurte, açaí (que até então não tinha provado ainda), com todo aquele ambiente jovem e agradável que estes espaços tipicamente têm… E ainda por cima toda a gente falava bem do sítio, e tem como bónus ter alguma história associada ao café!

                Cheguei ao Porto em Março e o tempo passou… passou… passou… E nada de lá ir. Confesso que cheguei a pensar que não seria desta que lá ia experimentar – não conseguia convencer ninguém a ir comigo e ir sozinha parecia-me um pouco deprimente. Então, quando os meus pais decidiram que haviam de vir passar o fim de semana do S. João ao Porto, eu tive de os arrastar comigo – até porque eles não iam dizer que não, certo?
                Considerando o nível de popularidade que eu já percebi que O Diplomata tem, arrastei os progenitores comigo e fomos para a porta antes da hora de abertura esperar. A maior surpresa para mim, no meio disto tudo, é que não fomos os únicos a ir para lá – de facto, quando eles finalmente abriram a porta (com quase 15 minutos de atraso que deixam qualquer pessoa impaciente – eu – um bocadinho incomodada), o restaurante encheu em menos de 2 minutos. A parte boa foi que nós conseguimos uma mesa, e isso é tudo o que realmente importa!
                Querem visitar o Diplomata comigo? Vamos lá!



O Espaço

                O Diplomata fica na baixa do Porto, na Rua de José Falcão, e é muito fácil de encontrar pois tem uma espécie de toldo sobre a porta de cor azul e com o nome do restaurante. Confesso que essa “coisa” que informa que chegamos a um pedacinho de céu me parece um bocadinho out dated e não combina, de todo, com o espaço. Mas isto são só pormenores!
                Por dentro, o Diplomata é um espaço relativamente pequeno – como, aliás, quase todos os espaços deste género – mas muito agradável e muito bem decorado. Tem varias mesas, alguns lugares ao balcão, e um ambiente que é a perfeita união entre o vintage e o juvenil actual: basta só observar os telefones antigos nas paredes a contrastar com o candeeiro enorme, lindo e moderno que cobre o tecto quase na totalidade. Por trás do balcão, tem uma enorme ardósia onde têm alguns pratos descritos. Têm também pormenores de objectos antigos nas prateleiras.
                Se formos olhar com muito mais detalhe, reparamos que, aqui e além na parede, estão pequenos autocolantes quadrados colados, com citações de alguns escritores de renome. Isto remete para um ponto que mencionei anteriormente – este café tem história. Citando o menu: “O Diplomata era no Porto um local de referência e de tertúlia, por onde deambulavam poetas e sonhadores. Trocavam-se palavras e sonhos doutrora, entre um café e um cigarro, enquanto se cortejavam novos tempos e histórias”. Penso que era considerado o Café dos Poetas. Curiosamente, e apesar do Café ter sido claramente modernizado e adaptado ao cliente atual, ainda se sente na atmosfera uma certa aura inspiradora e criativa que provavelmente era a essência do café antigamente, o que é ótimo!
                No fundo, acho que com o Diplomata conseguiram algo muito difícil de fazer: pegaram num espaço com história, com fama e com uma aura especial, modernizaram-no mas não lhe tiraram a essência – e isso é de lhe tirar o chapéu!


A Comida

                Tenho tanto para dizer aqui que nem sei por onde começar… Mas acho que vou começar por confessar mais uma coisa. Até ao dia em que entrei no Diplomata nunca tinha comido um Brunch. Pois é! Portanto este foi o meu primeiro Brunch de sempre! 
 
                O Diplomata oferece 4 opções de Brunch diferentes. Eu optei pelo menu 2 que inclui 2 panquecas simples, taça de açaí, bebida quente e bebida fria. A minha mãe pediu o mesmo menu, o meu pai pediu o menu 4 que, além destes itens, inclui também ovos mexidos com bacon.
                Para o meu menu, eu fiz algumas adaptações: acrescentei às minhas panquecas manga, ananás e nutella (oops), e optei por cappuccino com bebida de amêndoa para bebida quente e um chá frio de frutos vermelhos aromatizado com baunilha para bebida fria. Era uma refeição bastante prometedora!

                Começando pelas panquecas! Vou ser muito honesta e dizer que, apesar de toda a fama das panquecas do Diplomata, não foram as melhores panquecas que comi. No entanto, estão no meu top 3, certamente! Esperava também um empratamento um pouco mais cuidado mas arte abstracta também é bom e o que relamente importa é o sabor não é!? A massa era super fofinha mas estas panquecas não são tão altas quanto outras que já provei. A combinação da frutinha e nutella com as panquecas é absolutamente divinal apesar de tudo, e eu deliciei-me bastante!
                A taça de açaí para mim foi outra coisa que me deixou cheia de curiosidade – isto porque nunca tinha experimentado açaí! Serviram então uma tigela com iogurte, uma bola de açaí gelado, com morangos, banana e granola como toppings! Relativamente ao açaí, esperava que o sabor fosse muito mais intenso do que realmente é – na verdade para mim o sabor era tão suave que ao inicio não me sabia a nada (talvez porque estava a comer tantos sabores intensos em simultâneo que se sobrepuseram ao do açaí), mas depois lá senti algo adocicado e muito suave. No entanto, a frescura do açaí caiu muito bem no meio de todos os itens do brunch! 
                Por fim, o cappuccino estava maravilhoso – logo eu que adoro o contraste do café com a bebida de amêndoa. Também fiquei muito feliz por terem opções de bebidas vegetais! Por outro lado, o chá era também muito bom! Quando pedi um chá de frutos vermelhos, não esperava que viesse aromatizado com baunilha, mas fiquei muito agradada!

                Não cheguei a roubar um bocadinho dos ovos do meu pai… mas pareciam-me bastante bons e ele disse que gostou!
                Além dos Brunches, podem encontrar outras refeições típicas deste estilo de espaço: panquecas, smoothies, saladas, tostas, bebidas… enfim. Todo um mundo a explorar para quem gosta deste tipo de refeições, que realmente merece ser explorado!


O Serviço

                Fiquei com alguma pena dos membros do staff do Diplomata quando entrei – especialmente porque estava apenas uma rapariga a atender os pedidos numa sala que encheu num instante. Simultaneamente, apercebi-me que eles já estão habituados a estas situações porque conseguiram dar conta do recado com relativa facilidade.  Mesmo assim, tenho de ser honesta e dizer que houveram algumas coisas que me desagradaram.
                Fomos a terceira ou quarta mesa a ser atendida, e eu comecei logo a prever uma demora enorme na comida. Penso que eles já devem ter algumas coisas preparadas a priori, pois o serviço foi extremamente rápido – após o pedido, num instante tínhamos as bebidas frias na mesa, em menos de 10 minutos tínhamos a comida – que veio toda ao mesmo tempo, tal como queria. Mas foi aqui que surgiu o primeiro problema… Depois da comida vieram as bebidas quentes: eu e o meu pai pedimos cappuccino e a minha mãe pediu um chocolate quente. Os cappuccinos realmente chegaram rápido, mas o chocolate quente só chegou quando já tinhamos terminados TODA a refeição. Nós inclusivamente questionamos a rapariga que nos atendeu quando íamos a meio da refeição e ela disse que estava mesmo a sair, mas a realidade foi que só chegou depois de terminarmos a refeição, e isso é muito mau.
                Por outro lado, senti uma certa falta de empatia com o cliente, no sentido em que faltava ali um je ne sait quoi de simpatia, mas também acredito que, de forma a terem um serviço eficiente e rápido (como, de facto, eles têm, excluindo aquele incidente) talvez seja necessário sacrificar um pouco noutros aspectos


Para terminar...

                O Diplomata é um clássico no Porto que realmente vale a pena experimentar. No geral, gostei muito, mas não amei tanto quanto esperava amar, talvez por ter ido com muitas expectativas e isso nunca é boa ideia.

Acredito que alguém que realmente procure uma boa experiência de brunch possa ser bastante feliz aqui e talvez algumas coisas menos positivas na minha visita tenham sido só azar e não algo que seja sistemático n’O Diplomata!

Aconselho, claro, a irem bem cedo sob pena de ficarem sem mesa e/ou terem de esperar! Mas vale a pena!


O Diplomata Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...