[#Experiências] Fui de férias!

31.7.18

Pois é, parece que me sumi por uns dias! Espero que não se tenham esquecido de mim pois, embora não pareça, eu não me esqueci de vocês! Esta ausência tem uma justificação simples que toda a gente adora – Estive de férias!

Decidi que, como ia estar uma semaninha fora de casa, não iria deixar posts agendados nem nada e o Blog iria ficar um bocadinho em stand by até eu voltar… E agora que voltei vou contar-vos um pouco do que fiz durante esta semaninha que andei a passear!

Ora os nossos primos brasileiros vieram a Portugal novamente e sempre que eles cá vêm nós costumamos levá-los a conhecer um cantinho do nosso país! Como esta visita coincidiu com a semana de férias que os meus pais tinham em Julho (coincidiu salvo seja… foi feito para que coincidisse eheh) e eu consegui também ter essa semana livre, pude juntar-me a eles e fomos então explorar um bocadinho do Centro do nosso país que é tão bonito!

Vou então levar-vos numa pequena viagem pelos sítios que visitei, falar-vos das aventuras e desaventuras que passamos, partilhar um pouco das delícias que comi… enfim, nuns minutinhos vou tentar levar-vos comigo no meu passeio! Então apertem os cintos e bora lá malta!

Mosteiro da Batalha

Se alguma vez tinha ido ao Mosteiro da Batalha… não me lembro. O que é facto é que este monumento é realmente grandioso – quer em termos de história, quer em termos de arquitetura.
                Eu confesso que não sou a maior apreciadora de arte, nem de história, nem de arquitetura – sou mais das ciências, dos jardins e das gastronomias. No entanto, gosto bastante de explorar alguns destes edifícios que contam um bocadinho as aventuras e desaventuras pelas quais os nossos antigos passaram para tornar o nosso país aquilo que é hoje!
                Fizemos a visita a todo o edifício, incluindo a capela incompleta. Passeamos junto aos túmulos de algumas das figuras mais nobres da monarquia portuguesa, vimos os jardins que lá há no interior, os refeitórios e as capelas imperfeitas! Uma parte do edifício estava em restauro, mas ainda há bastante que ver mesmo assim.
                Acho que de tudo, o que me deixou mais surpreendida e fascinada foi a parte das capelas imperfeitas, uma secção do edifício que não foi completa e, portanto, não tem teto mas não deixa de ser giro de visitar! É também impressionante imaginar como é que aquela gente construía edifícios tão grandiosos sem ter as tecnologias que existem atualmente… Realmente o mundo evoluiu bastante!

Vila de Óbidos (Feira Medieval)

Passamos por Óbidos só para beber uma ginjinha, e acabamos a descobrir que lá estava a decorrer a Feira Medieval! Foi basicamente um bónus que ganhamos!
                As ruas estavam cheias de barraquinhas a vender bijuterias, objetos de cabedal, marroquinarias de todos os tipos, comidas e doces tradicionais e bebidas, mas tudo dentro do tema da festa! Acho que só faltavam os trajes para me sentir realmente parte da época – e penso que durante o fim de semana existam pessoas caracterizadas, mas infelizmente nos fomos durante a semana e perdemos esse pedacinho mágico da festa.
                Óbidos é uma vila lindíssima! Já lá tinha estado antes, mas honestamente já pouco me lembrava. A parte da vila construída no interior da muralha tem um certo encanto e explorar os cantos e recantos daquele mundinho deve ser algo de fantástico. Mas claro está… como tudo o que é bonito e bastante divulgado acaba por atrair muitos turistas, não foi grande surpresa para nós encontrarmos as ruas cheias de gente e ouvirmos todas as línguas possíveis e imagináveis ao passearmos.
                Realmente bebemos a boa da ginja no copo de chocolate (quer dizer, eu não bebi porque não consumo álcool, mas faz de conta que sim!) e ainda fomos lanchar a uma taberna cujo edifício, segundo nos contaram, era uma antiga prisão medieval. Adorei!
                Infelizmente quando chegamos ao castelo para vermos o resto da feirinha, já tinha fechado… Oops. Fica para a próxima!

Bacalhoa Buddha Eden

Acho que toda a gente já deve ter ouvido falar do Jardim dos Budas… ou pelo menos do vinho da quinta da bacalhoa! Se não ouviram falar… em que mundo é que vivem!? Brincadeirinha :b
                Tive a sorte de já ter visitado o Buddha Eden antes, mas tanto na primeira vez como desta segunda não tive sorte no que toca ao clima… Em ambas as visitas o sol estava bastante tímido e nesta segunda ainda fomos presenteados com uma chuvinha – que considerando o local, espero que tenha sido abençoada!
                Este é um local mágico, com figuras de budas gigantes, e outras mais pequenas também, mas com elementos decorativos alusivos a outros povos, como figuras do exército chinês, estatuas relativas a africa – de animais e dos povos africanos, entre outros. Tudo isto localizado num jardim enorme e super bem tratado!
                Há também um lago no meio com patos e gansos, e todo o caminho pode ser feito a pé, ou então pode-se optar por fazer a tour num comboio turístico. Na minha modesta opinião, é muito mais giro fazer o percurso a pé, mas para os mais preguiçosos, há sempre esta opção!
                Este jardim é realmente um local inspirador e de paz. Há uma energia de tranquilidade na atmosfera que faz com que nos sintamos bem lá dentro. É um bom local para meditar, para pensar, para refletir, mas também para explorar e apreciar e passar um bom momento em contacto com a natureza! Vale muito a pena a visita!

Mosteiro de Alcobaça

Em comparação com o mosteiro da Batalha, o mosteiro de Alcobaça é um pouco mais pequeno e menos imponente. No entanto, não é por isso que deixa de ser um local lindo para se visitar!
                Além da beleza arquitetónica do local, estão ali os túmulos dos personagens principais de uma das historias de amor mais bonitas, mas também mais trágicas da monarquia portuguesa – a de D. Pedro e D. Inês de Castro.
                A igreja é também lindíssima! Aliás, acho que foi a parte do mosteiro que mais gostei!
                Além da visita ao mosteiro de Alcobaça, também visitamos uma pastelaria de doçaria tradicional que me pareceu ser uma das, se não a, mais famosa da cidade! E também descobri que o nome da cidade vem da junção dos nomes dos rios que lá passam – coisa que eu desconhecia!

Ilhas das Berlengas

O segundo ponto alto destas mini-ferias foi justamente a nossa visita à ilha da Berlenga! Confesso que todos nós estávamos receosos que esta tivesse de ser cancelada – tudo por culpa do S. Pedro – mas, aquele que parecia ser um dia de chuva de manhã cedo acabou por ser um dia lindo de sol e calor, o que nos permitiu não só desfrutar da ilha, como também tirar algumas fotos fantásticas!
                Fizemos a viagem para a ilha num barquinho bem engraçado! Andava bastante depressa e com a ondulação fazia com que a água salpicasse por todos os lados – ou seja, acabamos a tomar banho sem ir à água! Eu que adoro velocidade e andar depressa em transportes delirei com as travessias de ida e volta para a ilha!
                A ilha da Berlenga (que é a ilha maior) é praticamente deserta, tirando a zona de embarque e a zona do forte. Na zona de embarque há um restaurante, uma zona de alojamento, um pequeno parque de campismo, uns balneários e casas de pescadores que ainda fazem as suas pescarias na ilha – aliás, as actividades turísticas (que funcionam apenas na época da primavera e verão) terminam por volta das 19h todos os dias e a partir daí iniciam-se as actividades de pesca!
                A nossa visita incluía as travessias, uma visita guiada a pé pela ilha e um passeio de barco pelas grutas.
                A caminhada consistia, no fundo, em subir até ao ponto mais alto da ilha onde se encontra um farol e depois descer até ao forte. O nosso guia deu-nos algumas informações acerca da historia da ilha, da fauna e da flora e claro está mandou também algumas piadas e afins! Se fizerem a caminhada, aconselho a levarem bons ténis que aquilo tem muitas subidas e descidas!
                Ao chegarmos ao forte, descobrimos que este tinha sido reabilitado e agora é também um local de alojamento da ilha (bastante popular pois estava esgotado até ao fim da época!) e tem também um café! Aí junto ao forte também é possível apanhar o barco para a outra zona de embarque – uma espécie de táxi, digamos assim! – e onde apanhamos o barco para a visita guiada às grutas!
                Quanto à visita ás grutas, é também bastante giro pois as rochas e as grutas têm alguns significados e interpretações que o guia nos explica ao longo do passeio, e podemos inclusivamente ver formas esculpidas naturalmente nas pedras que lembram baleias, elefantes e até um coração invertido!
                Além destas actividades, é também possível tomar banho no mar (mas atenção que a temperatura da água ronda os 11ºC!), fazer snorkling, mergulho e outras actividades aquáticas! E a beleza da ilha é realmente qualquer coisa de espetacular!

Grutas de Mira D’aire

A última paragem que fizemos antes do regresso a casa foi nas grutas de Mira D’aire! Ora… depois de todas aquelas notícias relativas aos meninos que ficaram presos nas grutas na Tailândia, uma pessoa ainda pensa duas vezes antes de se enfiar numa gruta, não é? Ahah!
                Este é mais um daqueles locais que eu já tinha visitado antes, mas, na verdade, era tão pequena que não me lembrava de rigorosamente nada!
                À entrada, mostram-nos um pequeno vídeo de todo o processo de descoberta e exploração destas grutas que são bem maiores de que parecem… e do que se pode visitar também! Logo após a entrada da gruta somos convidados a tirar uma foto com um troféu – isto porque esta grutas são uma das sete maravilhas de Portugal! É bem fixe!
                Infelizmente este local não é, por razões obvias, muito favorável a fotografias e, portanto, nenhuma das que vos mostro faz jus à verdadeira beleza das grutas – por esta razão, têm mesmo de visitar para poderem apreciar! É um espaço muito bonito, improprio para claustrofóbicos, mas muito próprio para aventureiros que gostam de apreciar a natureza e as suas belezas mais escondidas! O passeio não é muito longo e termina com uma subida de elevador, e vale muito muito a pena!

E vocês? Já visitaram algum destes locais? Gostariam de visitar? Contem-me tudo!