[#Reviews] Rota dos Gelados no Porto

19.8.18

                Uma coisa que eu adoro são gelados. Contudo, e por alguma razão que eu desconheço, gelatarias não são propriamente um local que eu frequente com muita frequência. Desde que me mudei para Lisboa (em 2015) só devo ter experimentado 2 ou 3. Quando estava em Faro, mantinha-me fiel à mesma gelataria. E com gelataria, refiro-me realmente a locais que produzem e vendem os seus gelados, e não a gelatarias tipo Olá, Häagen-Dazs, ou até mesmo a Weeel (que é a minha favorita das favoritas!).

                Mas como eu decidi que, já que tenho de estar no Porto e a temperatura está a aquecer, tenho de aproveitar o máximo que conseguir, e uma das coisas que me propus a fazer foi experimentar algumas gelatarias da cidade. Vou então partilhar convosco o meu feedback!


Ice Lovers

                Passei imensas vezes à porta da Ice Lovers antes de finalmente lá entrar. De todas estas vezes que lá passei, babava um bocadinho – não no sentido literal, claro está! Isto porque os gelados que lá estão expostos só têm uma palavra para os definir: maravilhosos! Só de olhar, dá para perceber que são cremosos e cheios de sabor.

                Ás vezes, no entanto, quando se vai experimentar um gelado com as expectativas muito altas, uma pessoa arrisca-se a ficar dececionado… mas este NÃO foi o caso!

Fui lá quando estava de passagem para ir passear pela cidade, e estava mesmo com vontade de comer gelado. A montra, mais uma vez, seduziu-me, e lá entrei. O espaço é bastante agradável, mas não é muito grande. Dada a localização da loja, é muito frequentada por turistas e consigo perceber que o espaço se encha facilmente e se torne confuso, quer para os clientes, quer para os funcionários que lá estão. Quando lá entrei estava um grupo de turistas mas a minha espera não foi muito longa. Fui atendida rapidamente e com muita simpatia. De facto, fiquei mesmo feliz com o atendimento: super atencioso e agradável.
Pedi um cone com duas bolas. Haviam imensos sabores que pareciam deliciosos e escolher foi de facto uma tarefa complicada mas acabei por optar por Manga e Kinder. Ora, antes de falar de cada um dos sabores, tenho de destacar que, tal como previa cada vez que passava pela montra, os gelados eram de facto super cremosos! Além disso, são muito bem servidos – ao contrario de em algumas gelatarias que servem meia bola e uma pessoa mal consegue provar o sabor. Não. Na Ice lovers fui realmente bem servida! O gelado de manga era bastante saboroso e sabia realmente a manga – e sendo eu uma fanática por manga não podia ter ficado mais feliz! Por outro lado, o gelado de Kinder – que é o meu chocolate favorito (o meu gelado foi basicamente a combinação da minha fruta favorita com o meu chocolate favorito) – tinha um sabor um pouco mais subtil que, ao inicio, foi sobreposto pelo da manga. No entanto, tinha pedacinhos de kinder bueno que lhe davam uma textura e pedaços de nutella no meio que eram pequenas explosões de sabor na boca, o que tornou um gelado que podia basicamente ser um flop numa coisa maravilhosa que eu quero mesmo repetir!

Relativamente ao preço, paguei 3,80€ pelo cone com as duas bolas que, apesar de não ser de todo um preço barato, não me parece demasiado disparatado tendo em consideração a qualidade do gelado que realmente é boa e a quantidade que é servida. Por isso recomendo! Foi talvez a melhor gelataria que experimentei no Porto - e já lá regressei mais que uma vez!



Mama Maria Batalha

                Quando eu estive no Porto em Outubro de 2017 para o Congresso de Pediatria, fiquei alojada perto da Batalha com a minha orientadora de tese e nos as duas passamos imensas vezes à frente desta gelataria, sempre comentamos o aspeto dos gelados mas nunca lá paramos.

                Entretanto, como se não fosse obvio, esqueci-me do nome do sitio, de onde ficava… no fundo esqueci-me que existia! No entanto, recentemente voltei a passar por lá e depois fui procurar no zomato por feedback.

                Não podia ter ficado mais triste – um espaço que me havia metido tanta cobiça tinha tão maus reviews… Mas decidi ir lá na mesma! Uma coisa é certa – não é de todo o espaço mais cuidado do mundo, e não é a melhor gelataria que eu já experimentei. É basicamente um balcão para o exterior onde estão expostos os gelados, sem esplanada ou espaço interior para sentar. Mas que os gelados têm um aspeto maravilhoso… lá isso têm.
Apercebi-me também, aquando da minha pesquisa pelo zomato, que haviam também uns sabores interessantes, alusivos a chocolates de diferentes marcas e tal. Eu ia com ideia de provar dois sabores de frutos – que são geralmente as minhas opções, mas infelizmente, ou por ser domingo, ou por ser final de dia… ou por os sabores de fruta serem realmente bons, estavam quase no fim. Então acabei por provar o de Nutella (porque nutella é vida não é) e o de cookie (porque uma gordice nunca vem só).
Ambos os gelados eram bastante cremosos, e ficaram rapidamente molinhos – e eu gosto dos gelados assim, já meio a derreter. Em termos de sabor, achei que faltava ali qualquer coisa, especialmente no de nutella que me pareceu apenas um gelado de nata com uns fios de nutella aqui e ali. Não é que não fosse bom! Mas não era uma explosão de sabor. O de cookie tinha um sabor mais intenso e tinha pepitas de chocolate, que é sempre um must! Além disso, um ponto mega positivo é que ganhei uma bolacha! Yum yum!

Paguei 3,50€ pelas duas bolas num copo, mas foi uma dose muito bem servida - aliás, o copo vinha tão cheio que acabou por me pingar as calças e eu tive de fazer o walk of shame até casa na esperança que ninguém reparasse no óbvio!



Cremosi

A história da minha ida à Cremosi tem tanto de engraçado como de rebelde. Um dia destes fui até ao Instituto onde estou a ter aulas para ir a uma aula opcional. A aula começava às 14h e eu fiquei lá até às 14h05… e depois decidi ir embora! Ia ter outra aula (esta obrigatória) às 16h e achei que não valia a pena ir até casa, então fui dar uma volta à Rua de Santa Catarina para fazer tempo… E depois no regresso para o instituto, o destino levou-me à Cremosi (como quem diz – apetecia-me gelado e quis ir experimentar esta gelataria eheh)

Pelo que percebi, a Cremosi é uma marca de gelados artesanais do Norte, que tem mais que uma loja no Porto. A que eu fui fica na Rua José Falcão, não muito longe dos Clérigos.
Fui lá num dia meio chuvoso e relativamente cedo pelo que não fiquei surpreendida por o espaço estar praticamente vazio. A gelataria em si não é muito grande: tem um balcão e 4 ou 5 mesas, mas tem uma outra sala de refeições no piso superior que eu não visitei. A rapariga que estava lá a trabalhar foi muito simpática e extremamente atenciosa, pelo que eu achei o serviço 5 estrelas!
Os gelados e sorvetes têm uma gama variada de sabores, alguns muito tentadores (lutei muito para resistir ao de ferrero!). Acabei por experimentar dois sabores de sorvete – manga e morango – e adicionei um topping por cima – chocolate. Ao contrario dos gelados, os sorvetes não são tão cremosos, mas por outro lado o sabor a fruta é muito mais intenso. Aqueles dois sorvetes sabiam mesmo a fruta real, não eram doces demais e o contraste com o chocolate era divinal! Gostei imenso da qualidade do sorvete! Quanto a preços, não se desvia muito do que tenho encontrado – paguei 3,80€ pelas 2 bolas com o topping – apesar de já ter pago valores semelhantes e ter tido doses maiores. Mas não me posso queixar! O sorvete foi bem servido e soube-me pela vida! E de todas as gelatarias que experimentei, foi a primeira que pedi um topping extra!
Enquanto lá estava, vi que faziam waffles e crepes e fiquei com muita vontade de voltar para comer um waffle com gelado… e vou fazê-lo em breve! (se calhar até já fiz, quando lerem este post :b)




Mo-Mo – Gelataria artesanal

A Mo-Mo foi a última gelataria que eu visitei enquanto estive estes meses no Porto e, honestamente, não sei como aguentei tanto tempo sem lá ir comer um geladinho. Isto tudo porque esta gelataria fica mesmo – e quando digo mesmo é coisa de 50 metros – do sitio onde estive a ter aulas e a trabalhar. No entanto, como não ficava na minha rota casa-trabalho, acabei por não cair na tentação mais cedo.


Esta gelataria é muito pequenininha e fica quase de esquina, perto do jardim da cordoaria. À entrada tem umas mesas e um grande cone de gelado a chamar a atenção – e ainda bem pois o estabelecimento é tão pequeno que facilmente passa despercebido.
Tem vários sabores de gelados, dos mais clássicos a alguns mais exóticos, todos com ótimo aspeto! Infelizmente não tirei fotografias nem no interior do espaço, nem dos geladinhos que tinham lá… por isso vão mesmo de lá ir para experimentarem!

Eu optei por provar o de pêssego e o de cookies mas… antes de mais nada! Quão adoráveis são estes tons pastel dos gelados? São tão bonitinhos! E a colher do gelado é de madeira o que dá a sua graça e fica super fofinho! Relativamente aos sabores – eu acho que nunca tinha provado gelado de pêssego antes, mas fiquei muito agradada pois este gelado sabia realmente a pêssego! O de cookies era também maravilhoso – lembra a infância, quando molhava as bolachas de pepitas de chocolate no leite! Ambos os gelados tinham uma textura bastante cremosa!
Infelizmente, não posso dizer que o serviço me agradou tanto como o gelado. Confesso que senti mesmo que o staff que lá estava não queria estar ali, ou então estava mesmo entediado, e isso é algo que não é propriamente agradável para o cliente sentir (ainda por cima estava a chover… vamos culpar o tempo!) Mas! Os gelados são muito bons! Paguei 3 euros por duas bolas (não foram as maiores bolas do mundo mas acho que foi uma porção bastante satisfatória!) pelo que a relação qualidade-preço está equilibrada, para um gelado dito artesanal!

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...