[#Reviews] Tasting Lisboa: Nicolau

13.8.18

Andava mais que morta por ir experimentar o Nicolau. Até parece mal dizer as coisas assim, “querer experimentar o Nicolau”, mas a verdade é que desde que descobri a sua existência, era um dos sítios que estavam no topo da minha lista de restaurantes a visitar há imenso tempo, mas, por alguma razão, ainda só lá tinha estado à porta.
                Não sei se é por ser um sítio “da moda” digamos assim, ou se fiquei deslumbrada com a quantidade de fotografias das comidas (principalmente as panquecas!) que se fazem lá, ou se simplesmente foi um dos primeiros locais que conheci que serviam este tipo de refeições (eu chamo-lhes os restaurantes de Brunch, apesar de nunca ter comido um Brunch nos meus 24 anos de existência – shame on me!) mas tinha esta fixação por ir ao Nicolau.
                 E fui!

                O Nicolau fica na baixa, numa das perpendiculares à rua da Prata. É um restaurante simpático, que nos dá as boas vindas com uma placa catita na rua e uma esplanada onde se deve passar um ótimo sunset (mais uma coisa “da moda”) a tomar uma bebida num mason jar e a curtir um som (ao escrever esta frase apercebo-me do quão hipster me estou a tornar).
                O restaurante em si, por dentro, não é muito grande – nem precisa! É um espaço pequeno, acolhedor, bem decorado. Tem musica ambiente (que eu achei um bocadinho alta demais), tem o retrato do Nicolau na parede (que podem ver abaixo), tem desenhos do Nicolau que podem pintar e fazer as vossas próprias recriações daquele que deu o nome ao estabelecimento… até uma mesa para crianças tem! O Nicolau tem tudo! 
                Visitei o espaço num Sábado ao fim da tarde para lanchar/jantar. Na realidade, sendo um local bastante popular e estando numa zona de Lisboa que é altamente turística, esperava que estivesse cheio. Felizmente não estava! Uma coisa a destacar é a simpatia do staff que nos conduziu à nossa mesa com um sorriso e foram muito amáveis durante a nossa estadia, o que torna a experiencia ainda melhor!
                O menu inclui pratos doces e salgados, incluindo sopas, tostas, smoothies, iogurtes (com opção de iogurte de soja e iogurte sem lactose), saladas e, claro está, as panquecas! Também têm diversas opções de bebidas, cafés e cocktails, havendo também a opção de trocar o leite por bebidas vegetais – o que eu acho absolutamente fantástico!
                Conseguem adivinhar o que eu pedi?


A Comida

 
Apesar de ter ido ao Nicolau quase à hora de jantar, não pude deixar de experimentar as panquecas – não ia desperdiçar a minha oportunidade de as provar agora que conseguira finalmente lá ir! O menu inclui 6 opções diferentes de panquecas, e todas elas parecem extremamente deliciosas! O problema, lá está, é sempre escolher… Mas houve uma delas que se destacou para mim – a de red velvet! E pronto, foi mesmo essa que escolhi!
Cada dose inclui uma panqueca de tamanho bastante considerável. Como esperado, era uma panqueca rosa, linda, que vinha com queijo mascarpone como topping, frutos vermelhos e açúcar em pó, cuidadosamente colocados no prato para ele ficar bonito (estes detalhes, para mim, fazem bastante diferença!). A massa era super leve, fofinha, e muito menos doce do que esperava – mais um ponto a favor! Se fosse mais doce, provavelmente iria tornar-se muito enjoativa. O creme de queijo mascarpone também não era doce, mas tinha aquele sabor característico que casa mesmo muito bem com red velvet. E… claro as frutas vermelhas balançaram o doce e o ácido do prato, sendo o conjunto completo uma festa de sabores e texturas na boca que eu adorei!

Para acompanhar as panquecas, pedimos o chá gelado Nicolau que eu não faço ideia do que leva, só sei que tinha uma cor maravilhosa e um sabor ainda melhor! Se alguém souber que ervas ou frutos são usados, avise! Eu desconfio que tenha alguma mistura de frutos vermelhos em conjunto com mais qualquer coisa, considerando a cor rosinha que o chá tinha.

Um pormenor engraçado que me chamou muito a atenção foi que os nossos chás vieram todos em copos diferentes. É um detalhe, mas todos os detalhes contam!



Para terminar...

Bem, sumariando toda esta experiencia… Confesso que fui ao Nicolau com as espectativas bem altas – e normalmente isto nunca é boa ideia. No entanto, o ambiente e a comida foram tão bons quanto eu esperava! É um sitio certamente para repetir… ou talvez da próxima vez vá visitar a Amélia – a namorada do Nicolau – quem sabe?



Nicolau Lisboa Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...