[#Reviews] Tasting Porto: O Porto dos Gatos

29.8.18


                Haverá algo melhor que uma boa cafetaria com bolinhos caseiros e saudáveis, bebidas deliciosas, preços acessíveis e um ambiente extremamente tranquilo e relaxante? Hum… Sim! Uma cafetaria que tem tudo isto… e gatos à mistura! Confusos?

                Já ouviram falar do conceito de Cat Café? É muito popular nos países asiáticos, especialmente no Japão, e consiste, basicamente, num espaço onde os clientes podem desfrutar de uma bebida enquanto podem brincar e acariciar gatos que se encontram no estabelecimento. Este conceito ganhou popularidade tal que se tem vindo a espalhar pelo mundo ocidental e chegou a Portugal também! Havia um espaço deste género em Lisboa, mas infelizmente fechou antes de ter oportunidade de ir lá visitar, por isso assim que descobri que existia um Cat Café no Porto, eu sabia que lá tinha de ir. I mean… I am a cat lover…
                Além de ser um conceito bastante interessante, sabe-se que a companhia destes felinos ajuda a relaxar e a acalmar, por isso não é de surpreender que este café tem um ambiente extremamente tranquilo e relaxado. De facto, senti-me um pouco nas nuvens quando lá entrei – toda aquela tranquilidade e aquela fofura naquele café deixou-me completamente zen.
E assim acabei a visitar O Porto dos Gatos! Querem saber mais? Vamos lá!


O Espaço

                O Porto dos Gatos fica na Avenida de Rodrigues de Freitas, no Porto, e, coincidência ou não, fica ao lado de uma clinica veterinária. Tem uma mesa no exterior mas é o espaço interior que realmente apaixona ao entrar.
                Este café é constituído por três espaços distintos: Uma sala de refeições onde está a comida exposta e várias mesas, depois há uma sala anexa onde também há mesas e onde os gatos se encontram a descansar, a comer ou a brincar uns com os outros ou com os clientes, e tem também um pequeno jardim exterior também com mesas e onde os gatos também circulam e interagem com os clientes! Mas vou contar-vos tudo com mais detalhe, sim?
                Ao entrarmos no café, somos apresentados com um lindo cartão de visita que é a sala de refeições. Esta sala é o único espaço onde os gatos não circulam, mas dá para os ver através da parede de vidro que separa este espaço da sala anexa.
                Aqui há varias mesas onde se pode desfrutar de uma bebida, de um chá, ou outra refeição que desejarem, e o que é realmente difícil é resistir aos bolos e docinhos caseiros que estão expostos no balcão que fica no fundo da sala!
                Todo o espaço está decorado com elementos alusivos a gatos, como seria de esperar, e há uma tranquilidade enorme a pairar no ar.
                Seguindo então para a sala anexa – neste espaço mais pequeno há algumas mesas e alguns sofás que podem ser usados pelos clientes para descontrair um pouco, brincar com os felinos que por ali andam e cirandam, ou até para por algum trabalho em dia num ambiente tranquilo e com boa companhia.
                Nesta sala não é permitido comer, mas também não é permitido más energias e stress! À hora em que fui, a maioria dos gatinhos estavam na hora da sesta então só se viam bolinhas de pelo enroladas aqui e além em cima das mesas, no chão, nos sofás…
                Mais uma vez, todo o espaço está decorado com fotografias de gatinhos e afins, mas tem como bónus toda uma diversidade de brinquedos para os gatos que os clientes podem usar para se entreterem e entreter aquelas ferinhas – ou pelo menos tentar pois quando eles estão na hora da sesta a tarefa pode ser complicada!
                Por fim, o espaço exterior está muito bem cuidado e muito agradável. Tem várias mesas, guarda sois e um pequeno jardim bastante bem cuidado. Aqui é permitido comer e os gatos estão também autorizados a circular sendo, na minha opinião, o melhor espaço do café por isso mesmo – permitir desfrutar do melhor que este estabelecimento tem para dar: comida e gatos!
                O que realmente me surpreendeu é que este sitio é mesmo livre de más energias. É quase terapêutico – as pessoas vão para lá e toda a sua atenção centra-se nos bichanos, no que eles estão a fazer, no quão adorável são… É um ambiente fantástico! Adorei imenso!


A Comida

 
               Confesso que, ao contrario da maioria dos espaços que visito, desta vez não pedi nenhuma refeição completa, fui apenas lanchar com a minha mãe. No entanto, ao ver o menu, fiquei maravilhada com todas as opções que eles oferecem, mas ainda mais com os nomes de alguns pratos! Que vos parece provar alguns “Gatiscos”? E uns cogumelos à “Bolhão Gato”? As tostas têm nomes de raças de gato e há também os “Catchorros” para aqueles que preferem algo mais ao estilo de fast food!
 
                AH! E outra coisa muito importante a referir acerca deste café é que as refeições são vegetarianas – se esperam vir aqui comer um bife… desenganem-se! Aqui não há carne nem peixe! O que acaba por ser bom, pois assim é pouco provável que haja algum Meow a tentar roubar-vos qualquer coisinha do prato!
 
                Para o meu lanchinho no Porto dos Gatos, pedi um chá frio de gengibre, menta e canela (pois estava imenso calor!) e uma fatia de bolo de limão. O chá estava delicioso e o bolo também – mas este bolo, ao contrario do que eu esperava, tinha algumas coisas que o tornaram especial. Era muito pouco doce – gulosos que por aí andam, se calhar não vão achar muita piada ao assunto – e tinha uma espécie de um curd de limão por cima. Como bónus? Pedacinhos de chocolate negro! E o resultado final? Uma delicia! Gostei imenso!
                Em termos de preços, achei-os bastante acessíveis e, considerando que este espaço deve necessitar de bastante manutenção, até acho que é bastante mais barato do que o esperado!


O Serviço

                Com um espaço maravilhoso, comida maravilhosa… só se espera que o serviço seja igualmente maravilhoso! E realmente é! 
                Toda a gente que trabalha no Porto dos Gatos foi extremamente simpática para mim, o serviço foi exemplar e bastante rápido, e além disso ainda nos apresentaram aos gatos! Não tenho nem um defeito a apontar!
                Na verdade, quem não gostaria de trabalhar num sitio assim? Eu adoraria! De certeza que, se tivesse a companhia destes gatinhos lindos o dia inteiro andaria sempre de sorriso nos lábios! 

                E claro está, tenho de falar dos anfitriões especiais – os gatinhos! São todos muito mansinhos mas percebe-se que têm personalidades diferentes! Alguns são mais amigáveis, outros um pouco mais esquivos, mas nenhum tem maldade! Para quem tem algum receio de gatos, não tenham qualquer problema que eles não fazem mal nenhum! Por outro lado, curiosamente, enquanto lá estive assisti a um pequeno desentendimento entre duas ferinhas mas que não envolveu qualquer luta – na verdade, até teve a sua piada eheh!


Para terminar…

               Fenomenal, maravilhoso, fantástico, relaxante, adorável, delicioso,… não há adjectivos suficientes para descrever toda a experiencia que foi a minha ida ao Porto dos Gatos. Claro está que as estrelas deste espaço são os felinos, mas tudo o resto não é menos bom: a comida é deliciosa, os preços são ótimos, o serviço é excecional… o que se pode pedir mais?
               Confesso que, desde que descobri este conceito de Cat café que já tinha colocado na minha bucket list que queria ir a um! E finalmente consegui e não podia estar mais feliz!
                Eu estou de partida do Porto mas espero muito muito muito que este espaço não feche pois, se regressar à invicta para trabalhar, irei certamente pegar no meu computador e ir passar a tarde a dar miminhos aos gatinhos enquanto trabalho, bebendo um chá maravilhoso, comendo um bolinho magnifico e simplesmente desfrutando de uma das melhores experiencias que já tive!

O Porto dos Gatos Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

2 comentários

  1. Nem acredito que fui ao Porto há pouco tempo e este espaço me passou ao lado... Fica para a próxima visita, parece valer bem a pena :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês!
      O Porto tem tanta coisa bonita para ver e tantos sitios bons para comer que é dificil ir a todos :b mas realmente este espaço é mesmo maravilhoso e se tiveres oportunidade de visitar numa proxima visita, vai! O conceito é muito giro e o espaço é maravilhoso... e a comida é boa! :D
      Beijinhos!

      Eliminar

Podes gostar de...