[#Reviews] Tasting Lisboa: Beija-me Burro

16.9.18

Alguns restaurantes seduzem-me pelo tipo de gastronomia que servem – especialmente os asiáticos, que me despertam muito curiosidade e porque eu amo a comida da ásia. Outros, por sua vez, captam a minha atenção com a fotografias das suas delicias que estão espalhadas pelo ciberespaço, que só de olhar uma pessoa fica com fome. Conceitos originais, diferentes e novos têm a magia de me apaixonar logo à primeira vista. Ás vezes descubro algumas pérolas ao passear na rua - espaços que são discretos, mas têm algum elemento que chama a atenção são os meus favoritos e parece que eu tenho um sensor que os capta e vou imediatamente pesquisá-los.
Porém, no caso deste restaurante, não foi nada disto que me cativou. Na verdade, foi um detalhe bem pequeno e de certa forma bem tolo, que me fascinou e me fez visitar o espaço – O nome. E lá fui eu ao Beija-me Burro.

O Beija-me Burro não é apenas um restaurante com um nome catita que fica na cabeça. Na verdade, todo o conceito do restaurante está bastante interessante. Numa altura em que parece que tudo já foi inventado e que nada se consegue destacar, este espaço vem provar que ainda há formas de inovar e de se ser criativo. Com um conceito de tapas e petiscos, um nome engraçado e um espaço bastante agradável, este restaurante promete – e cumpre! – bastante!


O Espaço

                Situado em Oeiras (portanto, nem deveria considerar como Tasting Lisboa mas… faz parte da grande Lisboa :b) fica junto de um bairro residencial e passa um pouco despercebido. À entrada tem uma pequena esplanada e o nome do restaurante em letras grandes com burros no logotipo, como seria de esperar!
                O espaço interior não é muito amplo, mas tem bastantes mesas! Uma coisa que se destaca logo é que é um restaurante com decoração bastante moderna, as mesas têm padrões geométricos a preto e branco, as luzes caem sobre um balcão bastante grande, há vinhos expostos - incluindo vinhos cuja marca é Beija-me Burro! – e até os pormenores dos copos, dos pratos e dos talheres escuros foram bem pensados e são bastante agradáveis aos olhos!
                Na ida para as casas de banho (que por sinal são muito limpas!) há várias fotografias de burros, cada uma mais adorável que a outra, e há também alguns elementos alusivos ao trabalho agricola que é tradicionalmente feito por burros. Esta zona do restaurante peca por não ter muita luz e por isso apreciar estes detalhes pode ser um pouco complicado (e tirar fotos também, como pude constantar!)


A Comida

                Como referi anteriormente, o Beija-me Burro é um restaurante de tapas e petiscos, e por isso é ideal para um convívio entre amigos ou família, onde se pretende por a conversa em dia enquanto se toma uma bebida e se vai comendo aqui e ali entre os vários pequenos pratos que o menu inclui.
                A carta foi muito bem pensada e está organizada em diferentes categorias de petiscos, incluindo opções vegetarianas, e tem alguns pratos mais robustos (por assim dizer) e sobremesas! Dá vontade de experimentar tudo e não tenham medo de pedir bastantes entradas para degustarem, pois as doses servidas são bem pequenas e por isso dá para experimentar uma grande gama de pratos! Outro pormenor interessante é que os pratos vêm servidos em tábuas de diferentes tamanhos e formas – como aliás têm exposto na parede!
                Ao chegarmos, somos logo presenteados (salvo seja que não é mesmo um presente!) com um cesto com vários tipos de pão, desde broa, pão de centeio, pão de beterraba… e para acompanhar o couvert mediterrânico com azeitonas, azeite com vinagre balsâmico e uma manteiga que pelo que percebi é especialidade da casa e é aromatizada com paprica. Qualquer petiscada tem de começar com um bom pão e portante não podíamos ter ficado mais felizes! Provei-os todos e gostei imenso de todos eles!
                A primeira tabua que nos foi servida vinha com 3 petiscos (vou apresenta-los da esquerda para a direita!). A primeira tigelinha tem ovos mexidos com pimentos e queijo fumado – uma combinação deliciosa! O queijinho derretido misturado com os ovos mexidos super cremosos combina na perfeição e o sabor fumado dos pimentos (que estavam por baixo) complementa este petisco dando-lhe um toque especial! A tigela do meio – e porque no meio é que está a virtude – tem as mini almondegas de novilho com molho de tomate picante. Devo dizer que este foi um dos meus petiscos favoritos! O molho é delicioso – não é demasiado picante! – e… bem eu gosto de almondegas! Por fim, a ultima tigela tinha chamuças de legumes com picante… bem na verdade eles disseram que tinha picante mas eu de facto mal o senti. No entanto, eram bastante saborosas e a massa bem crocante como se quer!
                De seguida, o segundo petisco que nos veio à mesa foi um com um nome bastante pomposo – Camarão à Beija-me Burro aromatizado com malagueta, alho, gengibre e lima. Um nome comprido para um prato bastante simples mas nem por isso menos delicioso! De facto, o molho do camarão era algo de maravilhoso… perfeito para molhar o pão! E os camarõezinhos calham sempre bem – apesar de eu não ser doida por marisco!
                Depois, numa onda mais leve, chegou-nos à mesa a Salada de rúcula com frutos vermelhos e mozarela! Era aquele intervalo na refeição que precisávamos, com tudo o que uma salada nos traz – frescura, crocância, leveza… e um molho a temperar a salada que eu não sei o que levava mas damn, que delicioso que era! E nem vou falar na mozarela e nos frutos vermelhos que, para minha surpresa, combinam muito bem!

                Estes foram os pedidos que fixemos na primeira ronda mas, claro está, que não foram suficiente e quisemos experimentar mais! E para a nossa segunda ronda escolhemos mais 3 petiscos, começando com um que foi, por unanimidade, a estrela da refeição (excluindo, claro está, as sobremesas!) – Ovos cremosos em cocote com croutons. Digo-vos… se forem ao Beija-me Burro têm, definitivamente, de provar! Vem servido numa pequena panelinha, e à primeira vista parecem ovos mexidos… mas não! Na verdade são ovos escalfados, servidos com um creme super bom e umas tiras de pão que ficam mesmo bem molhadas nos ovinhos… Nem consigo descrever! Merece mesmo ser provado!
                Para terminar a nossa refeição, antes de pularmos para os doces, ainda provamos mais duas iguarias. O queque de enchidos e queijo de cabra vem servido quentinho e lembrou-me imenso a bola de carne que a minha avó faz, inspirada nas receitas lá Minho onde ela nasceu! Veio também o salmão marinado com húmus de beterraba que, para terminar, foi um prato leve mas bastante saboroso, com o sabor salgado do salmão a evidenciar-se mais, apesar do húmus trazer uma cremosidade muito apreciada também!
                E com isto demos por encerrada a nossa petiscada! Ficamos bastante satisfeito e felizes com todos os pratinhos e pratões que nos foram servidos e com vontade de experimentar mais mas… sentíamos que faltava algo… algo doce… Sobremesa, claro está! Pedimos então duas sobremesas!

                Como gostamos de surpresas, pedimos a sobremesa especial à Beija-me Burro – Um panacotta de caramelo e canela, servido com um empratamento exemplar! A textura do panacotta era perfeita e o sabor então nem se fala! Mas sejamos sinceros… qualquer coisa com caramelo é deliciosa, não é?
                A outra sobremesa que pedimos foi um classico que nunca desilude – coração quente de chocolate negro com gelado. Não há como enganar! E que delicioso que era! Um bolinho de chocolate, como todo o mundo gosta: cozido por fora mas com um coração liquido, servido bem quentinho com uma bola de sorvete de morango. Melhor combinação e melhor contraste era impossível, e só de me lembrar já fico a salivar!
                A comida é realmente bastante saborosa, gostei de todos os pratos que pedi, e as sobremesas são de ir aos céus! No entanto, tenho de ser bastante sincera – achei que os preços são um bocadinho altos demais para a quantidade de cada uma das doses. A qualidade compensa, de certa forma, mas ainda assim acho que abusam um bocadinho dos euros para cada prato.


O Serviço

                Vou ser mais uma vez sincera e dizer que não achei o serviço perfeito. Notava-se algum pouco à-vontade pela parte do staff, talvez devido a inexperiência, mas por outro lado a simpatia estava lá e isso, para mim, é muito importante!
                Os nossos primeiros pedidos chegaram bastante rápido e nós ficamos bastante surpreendidos pela positiva por essa mesma razão. Os pratos são elaborados na altura, pelo que pude constatar, e fiquei com a impressão que a coordenação entre a cozinha e o pessoal do atendimento às mesas estava on point

                … até fazermos o segundo pedido e aí sim, demorou… demorou… Não sei se teve a ver com o tipo de pedido que fizemos na segunda vez (talvez os pratos e petiscos que pedimos sejam mais demorados) mas o que é facto é que esperamos bastante mais tempo nesta segunda dose de comida, ao ponto de eu já ficar com aquela sensação de satisfação e de não me apetecer comer mais… Mas comi!
                Quando às sobremesas, estas também demoraram um pouco mas fomos logo avisados que iria demorar, pois o bolinho da sobremesa de chocolate é feito na hora e por isso teríamos de aguardar até ele estar pronto – o que para mim não teve qualquer problema e fiquei bastante feliz por me terem informado!



Para terminar…

                O Beija-me Burro deixou-me agradavelmente encantada, não só pelo nome, mas por toda a envolvência e conceito. Todos os peticos que provamos foram bem elaborados, dignos de uma bela de uma tasca gourmet, capazes de seduzir até aqueles mais céticos em relação a estes conceitos de comida mais moderna.

                É uma ótima opção para um convívio, e tem opções para todos os gostos! Recomendo que façam reserva pois nunca se sabe se não ficará cheio e o restaurante não é muito grande! Preparem-se também para gastar uns eurinhos mas vão ver que no final a experiencia vale muito a pena!

(e provem o coração quente de chocolate negro… A sério! É maravilhoso!)


Beija-me Burro Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...