[#Reviews] Tasting Lisboa: Chutnify

28.9.18

                Chutnify – Quem não gosta de chutney? Quem não quer ser chufneyficado? Eu claramente que quis! E agora, sem mais demoras e sem mais non-sense, apresento-vos então esta bela pérola indiana!
                Antes de vos partilhar a minha experiencia em si, tenho que falar um pouco sobre o restaurante e o conceito que este engloba! O Chutnify nasceu na Alemanha com o objectivo de partilhar e promover um conceito de comida indiana reinventado e modernizado, mas sem assim perder o sabor! Parece que o restaurante ganhou popularidade e abriram mais espaços na Alemanha… até que decidiram ir abroad… e chegaram à nossa linda Lisboa, instalando-se no Príncipe Real!
                O restaurante em si é relativamente pequeno, mas bastante bem decorado. À entrada tem um balcão onde servem bebidas e onde também é possível fazer encomendas de comida para take away. Diversas mesas e cadeiras todas diferentes umas das outras e com aspeto bem velho preenchem o resto do espaço. Ao fundo, dá para ver a cozinha, o que é sempre algo bastante interessante! 
                A decoração inclui elementos que eu associei a Bollywood e à cultura pop indiana. Uma parede está coberta de desenhos de pessoas que me fizeram lembrar aqueles filmes indianos onde há sempre cantorias e cenas de dança! A música ambiente também é tipicamente indiana o que nos faz entrar naquele espirito modernizado da cultura da India! O espaço está preparado para nos levar a uma viagem a este país com uma cultura tão diversa, que tem tudo para correr bem!
                Um aspeto a destacar é o staff – que foram cinco estrelas. O serviço foi muito agradável! A rapariga que nos serviu foi muito simpática, eu pedi ajuda para escolhermos os nossos pratos e ela foi bastante atenciosa, dando-nos bastantes sugestões e respondendo a todas as questões com um sorriso nos lábios! Além disso, a espera para a comida não é muito longa (apenas achei demorada a vinda da sobremesa, mas penso que se deva ao facto de ser feita na sua totalidade no momento de ser servida).
                Fomos ao restaurante a um Sábado ao almoço e, apesar de não ter enchido, ainda apareceram bastantes pessoas para tomarem a sua refeição – principalmente famílias. Eu fiz reserva de mesa, mas provavelmente não teria sido necessário (mas o seguro morreu de velho!)
                Outro pormenor que me chamou à atenção é que o Chutnify vende uma espécie de merchandizing! Têm sacolas de pano, garrafas de água de vidro (que, aliás, são as que eles usam para servir água ás mesas!), e caixinhas de especiarias que podem ser adquiridas no estabelecimento (e eu, com muita pena, não comprei nenhuma!). Além disso, no final da refeição deram-nos um cartão com um carimbo e ao final de 10 carimbos devemos ganhar algum prémio que eu não sei o que será pois não diz no cartão infelizmente… Mas eu até gosto de surpresas!
                Depois desta conversa toda… vamos ao que interessa?


A Comida

                O menu não é muito extenso e tem opções para todos os gostos – começando nos clássicos pão naan e chamuças, passando para algumas iguarias que eu desconhecia, como as dosas! Tem caril, tem pratos no tandoor, tem sobremesas… e tudo com ótimo aspeto! Todos os pratos que são picantes vêm assinalados com malaguetas no menu, sendo que os que têm 3 malaguetas são os mais picantes (supostamente). Há também um menu de bebidas que inclui cocktails, os clássicos lassi, outras bebidas tipicamente indianas e os típicos vinhos, cervejas e refrigerantes!
                Eu e o meu pai optamos por pedir 3 pratos e 1 sobremesa.  Para beber, o meu pai optou por um Nimboo Pani que, segundo o menu, é uma “limonada doce e salgada de estilo indiano”. Eu provei mas sou um bocado duvidosa a avaliar esta bebida porque não gosto de limonada – mas a verdade é que se nota um sabor suave a especiarias no meio do sabor bastante intenso a limão (mas não sei onde estava a parte salgada ahah). Eu bebi um chá frio de especiarias que era delicioso!


Cheese Dosa

                Nunca antes tinha provado uma Dosa e era bastante ignorante sobre o que era isto… mas vi imagens e pareceu-me muito delicioso por isso tive que experimentar! No fundo, uma dosa é um crepe fininho e muito crocante feito com arroz e lentilhas. Têm um sabor levemente salgado mas é tão, mas tão bom!
                A dosa que nós pedimos vinha com recheio de queijo, cebola roxa e pimento… combinação que não tem que enganar! Não é propriamente o prato mais indiano de sempre mas foi a melhor opção para nós, considerando que o meu pai não gosta muito de coco e as restantes continham leite de coco. A acompanhar, vinha um molho de iogurte e coentros e um molho de tomate picante. Ambos eram deliciosos mas o segundo era algo de extraordinário!
Em termos de tamanho, era um crepe gigante e era mais que suficiente como uma refeição para uma pessoa! Foi o prato que mais gostei de toda esta degustação!


Chicken Tikka

                Tikka é algo que já tinha experimentado, mas não na versão do Tandoor. Este prato tem uma malagueta no menu e por isso já esperava que tivesse um toque picante!

                Foram-nos apresentados 3 pedaços de coxa de frango, com uma apresentação exemplar, acompanhados novamente com o molho de iogurte e coentros! A carne era muito tenra e muito bem cozinhada, e vinha sem pele nem ossos, com uma camada espessa da mistura de especiarias. Quase que derretia na boca!
                As especiarias tinham um sabor muito agradável e o toque picante era maravilhoso e não era demasiado exagerado – não deixava aquela sensação de dormência na boca, o que é sempre bom! Gostei muito!


Konju Roast

                O último prato que comemos foi um caril de camarão, marinado em piri piri, alho e limão e classificado com duas malaguetas no menu. Este prato veio acompanhado com arroz Basmati branco. De todos os pratos, este foi aquele que me deixou menos satisfeita, mas não foi por isso que desgostei – apenas gostei menos que os dois primeiros! A tigela que nos serviram com o caril devia ter uns 4 ou 5 camarões num molho que tinha (segundo os meus sensores gastronómicos) o que me pareceu ser cebola, pimento e tomate (posso estar redondamente enganada). O molho, inicialmente, não me sabia a picante AT ALL. Aliás, atrevo-me a dizer que até me parecia bastante doce (penso que também tenha levado natas), e eu fiquei um bocadinho desapontada.
                O problema foi depois… comecei a petiscar no molho apenas e aí é que foram elas… começou a queimar bastante e fiquei toda dormente! No entanto, eu não consigo resistir a um bom molhinho em cima daquele arroz soltinho e comi na mesma, mesmo estando quase a cuspir fogo! Mas tenho de ser sincera – não foi, de todo, o melhor caril que eu já comi.


Pineapple Halwa

                Para o remate final, pedimos como sobremesa a coisa mais esquisita que encontramos no menu – este Pineapple Halwa. A descrição do doce também não nos dava muitas pistas sobre como era esta sobremesa: “Semolina, ananás, caju com gelado de baunilha”. Eu confesso que nem sabia o que era semolina – depois vim a descobrir que é um subproduto da moagem de cereais.
                A espectativa aumentou principalmente porque demorou bastante a chegar: para mim, a sobremesa ia ser uma rodela de ananás com a tal semolina e os cajus por cima e uma bola de gelado para fechar esta combinação – mas não! Não foi nada disso que me serviram.
                Veio então uma espécie de bolo, muito amarelo, que parecia inicialmente uma fatia de ananás cortada em forma de quadrado, mas que obviamente não o era. O Halwa de ananás é então uma fusão entre um bolo e um pudim, servido quente, com uma textura suave. A sobremesa em si não é muito doce, e sente-se bastante um sabor a frutos secos e cereais, muito mais do que o sabor do ananás. Ás primeiras dentadas não lhe achei muita piada mas soube-me melhor quando comecei a misturar com o gelado. O contraste do quente e do frio e do doce do gelado com o bolinho tornaram a sobremesa bastante boa! Se irei repetir esta sobremesa? Provavelmente não. Mas ao menos experimentei algo novo, right!?


Para terminar…

                O Chutnify acaba por nos oferecer exatamente aquilo que promete, gastronomia indiana boa e moderna. No entanto, comparando com outros restaurante que já experimentei – indianos e não indianos – não posso deixar de dizer que estava à espera de um pouquinho mais em termos de comida. Talvez tenha ido com as expetativas um bocadinho altas demais… E espectativas altas nunca dão bom resultado, não é?
                Mas há duas coisas que não posso deixar de destacar mais uma vez pela positiva: O serviço fantástico e a delícia que foi aquela Dosa! E só por isso, toda a experiencia valeu a pena… e só por isso fico com vontade de regressar!


PS: Se chegaram até ao fim, têm direito a uma informação Bónus! No momento em que me sentei na minha cadeira… uma das ripas de madeira caiu! Felizmente não foi o suficiente para fazer a cadeira desmontar-se e eu passar a vergonha de cair, mas mesmo assim valeu-me o susto! Ahaha

Chutnify Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...