[#Reviews] Tasting Lisboa: The Old House

31.10.18


                Restaurantes que servem comida chinesa há imensos – aliás, difícil é achar uma cidade que não tenha um restaurante de gastronomia da China. Mas restaurantes cuja comida e ambiente nos levam realmente a viajar pelas províncias deste país tão grande e tão rico, e que realmente se sente a alma, a cultura e a tradição durante toda a experiência…. Esses são poucos. Arrisco-me a dizer que apenas um me fez sentir tudo isto – o The Old House.
                Especializado na gastronomia da provincia de Sichuan – que, conforme nos foi explicado é uma região caracterizada por pratos picantes – o The Old House promete comida autêntica e um ambiente segundo os princípios do Feng Chui. Eu não sou nenhuma especialista em nenhuma das coisas mas posso dizer com confiança que não devem haver muitos espaços tão fidedignos como este e, portanto, o The Old House promete e cumpre.

                Conforme descrito no restaurante, são chamadas de “The Old House” às habituações familiares que passam de geração em geração na China. O conceito deste restaurante nasceu precisamente para divulgar a cultura gastronómica da provincia de Sichuan e oferecer comida, serviço e ambiente de qualidade a todos aqueles que desejarem arriscar um pouco.

                E vocês? Embarcam comigo nesta viagem?


O Espaço

                O restaurante situa-se no Parque das Nações, bem junto ao rio, e destaca-se logo pela sua fachada que nos faz imediatamente pensar na Ásia. Todos os detalhes foram bem pensados de forma a que o ambiente nos leve realmente numa viagem e à entrada está também uma pequena carruagem onde penso que seja possível tirar algumas fotografias.
                Existem 3 áreas distintas: uma esplanada exterior, uma sala ampla no interior, e uma zona mais reservada para pequenos ou grandes grupos no piso superior. Todo o espaço foi pensado e concretizado para nos sentirmos um pouco como se estivéssemos realmente na china – desde as porcelanas e outros elementos que associamos a este país, às fardas do staff, ao cuidado nos pormenores das mesas, passando pelas pinturas nas paredes das salas individuais e até os detalhes nas casas de banho, tudo foi idealizado ao ínfimo detalhe para tornar a experiencia do cliente o mais autêntico possível.
                Nós ficamos na sala interior. As mesas de madeira eram bastante grandes e foram postas com muito cuidado. Todos os detalhes contam! Pauzinhos de madeira com o seu respectivo descanso, o copo que lembra aqueles do chá como no filme da Mulan, os pratos e as tigelas, e até o guardanapo de pano (que irei falar mais à frente!). Havia também um elemento decorativo na mesa quando lá chegamos que era uma garrafa de vinho vazia com um vestido tradicional chinês por cima, que achei bastante piada.
                Um outro pormenor interessante é que desta sala é possível ver a cozinha por uma espécie de janela interior que separa a cozinha da sala de refeições. É sempre bom sinal quando não se importam de mostrar o que se passa no local onde preparam a nossa comida, não é?
                O ambiente é agradável mas o restaurante é bastante movimentado, o que acaba por torná-lo um pouco menos calmo e com mais ruído nas alturas de maior fluxo. Outro pormenor que me chamou a atenção – e que interpretei como sendo um bom indicador de qualidade! – foi o facto de haverem imensos clientes asiáticos no restaurante! Aposto que eles, melhor que ninguém, sabem reconhecer quando um restaurante é bom!


A Comida

                O menu é bastante extenso e é fácil uma pessoa se perder e ficar indecisa quanto ao que pedir. Em compensação, todos os pratos vêm ilustrados e com a respectiva descrição por baixo do que contêm, bem como uma classificação do grau de picante. Se isso não for suficiente para ajudar a decidir (acreditem, não é), certamente haverá um membro do staff que irá explicar todos os detalhes do menu e ajudar na escolha dos pratos – que foi precisamente o que nos aconteceu a nós.
                Acabamos a pedir 1 entrada, 2 pratos principais, 2 acompanhamentos e 1 sobremesa mas digo-vos já: As doses são muito bem servidas! Nós tivemos muita dificuldade em terminar a nossa refeição… mas não íamos deixar nada no prato não é? Outra coisa que quero destacar é o empratamento… Todos os pratos foram pensados ao detalhe e parecem reais obras de arte a vir para a mesa! Infelizmente nas minhas fotos não consegui captar isso na totalidade… mas acho que dá para ter uma ideia!
                Para entrada, foi-nos sugerida a Gyoza The Old House, que pode ser comida na versão picante – que foi a que nós escolhemos – ou sem picante. No fundo é um bolinho chinês cozido a vapor com carne de porco picada e cebolinho no seu interior, servido com um molho levemente picante e super delicioso! Os bolinhos são pequeninos e vêm em doses de 4 e são uma ótima opção para abrir o apetite!
                Para acompanhar os pratos principais, optamos por um prato de arroz, como pede este tipo de gastronomia, e um prato de vegetais. No que toca aos vegetais, pedimos espargos salteados para trazer um pouco de verde à refeição. Os espargos vêm al dente, com um molho suave (que deve ser óleo de sésamo ou algo semelhante) que lhes dá um certo brilho.
Relativamente ao arroz, pedimos o com molho de soja que é parecido ao que geralmente chamamos de arroz Xau-Xau – é um arroz seco e frito com ervilhas e ovo, envolto em molho de soja que o faz ficar com uma corzinha mais escura. É mesmo muito bom! No entanto, se calhar deveríamos ter optado pelo arroz branco para podermos desfrutar do molho dos pratos principais sobre o arroz… fiz nota mental disto para uma próxima visita!
                Quanto aos pratos principais, fomos para dois pratos de carne. O primeiro que experimentamos foi o Bife com Pimentos, um prato sem picante mas cheio de sabor e cheio de cor. No fundo é carne de vitela cortada em fatias finas e salteada com pimento e cebola num molho muito suave mas bastante delicioso! Os legumes não vêm demasiado cozidos e a carne é tenra! Além disso, este é uma opção muito segura para aqueles que não gostam de arriscar demais ou para aqueles que têm pouca tolerância a picante mas ainda assim querem desfrutar de um prato típico chinês.
                De seguida, fomos para um prato um pouco mais arriscado – Frango em cubos com amendoim. Pelo nome pode parecer um prato mais simples (e é, há pratos mais arrojados no menu e nós jogamos um pouco pelo seguro) mas esta delicia é um prato picante (apesar de haver opção sem picante) e vem servida com pepino, gengibre e amendoins. Nós optamos pela versão picante e vem com pedacinhos de malagueta também. O rapaz que nos serviu avisou-nos logo que o picante era suave SE não mordêssemos as malaguetas… e eu, claro está, tive de ir morder uma… e arrependi-me eheh. Quanto ao pepino… não sei se toda a gente pensa assim mas eu consumo pepino cru, nas saladas e, apesar de já antes ter consumido pepino cozinhado, esta foi sem dúvida a vez que gostei mais! Apesar de ser cozinhado, o pepino acaba por trazer uma certa frescura ao prato e, como não cozinha demais, é também crocante!
                Bem… e como se este banquete não fosse o suficiente, pedimos também uma sobremesa…! Pedimos então um Doce de Mel, que segundo a descrição era, no fundo, um bolo de arroz com mel por cima. Imaginei logo que nos iam servir um bolo semelhante ao típico bolo de arroz com um dip de mel ao lado, ou algo do género. Mas não! Falhei redondamente quanto ao tipo de bolo… e quanto à quantidade! De facto havia um dip de mel, mas o que nos puseram à frente foi um grande prato com 12… DOZE cubinhos cobertos com um pó, que depois vim a perceber que era amendoim em pó, num pratinho lindamente empratado. Esses 12 cubinhos eram feitos de massa de arroz glutinado (se não conhecerem, a textura lembra um pouco pastilha elástica mas melhor! É basicamente o mesmo que os mochi japoneses) que foram fritos e, por isso, a camada exterior era bastante crocante e o interior tinha aquela textura típica do arroz glutinado. Era uma sobremesa deliciosa, pouco doce mas cheia de sabor, e muito, muito grande!
                E o que posso mais dizer? Doses generosas, comida maravilhosa, empratamento de ir aos céus… Saí de barriga cheia e de sorriso nos lábios!



O Serviço

                Toda a gente gosta de ir a um restaurante e ser bem servido. O The Old House tem um dos melhores serviços que eu alguma vez experienciei! E tem tudo a ver com detalhes e pequenos pormenores que agradam imenso ao cliente!

                Ao entrarmos, uma rapariga guiou-nos à nossa mesa. Sentamo-nos e quando olhei para o lado, ela tirou um par de luvas brancas e calçou-as. Eu fiquei um bocadinho confusa pois não estava a perceber porque estava ela a fazer aquilo. De seguida, pegou no guardanapo de tecido que estava dobrado sobre o meu prato, desdobrou-o e colocou-o no meu colo. E eu senti-me como se fosse parte da realeza! Mais tarde, percebi que sempre que alguém do staff tinha de tocar em alguma loiça – quer fosse a pôr a mesa, quer fosse, por exemplo, a entregar os talheres a um cliente que não conseguisse utilizar bem os pauzinhos – eles colocavam as luvas!
                Depois, fiquei extremamente agradecida pela ajuda com o menu. O rapaz que nos explicou os pratos e nos deu as sugestões foi extremamente atencioso e paciente e passou imenso tempo connosco a tentar perceber quais eram os nossos gostos e, assim, conseguir fazer as melhores sugestões para nós. Esse mesmo rapaz, depois, levou-me ao andar de cima e mostrou-me as salas de grupo e explicou-me todo o funcionamento desse primeiro piso, o que não era necessário mas que eu gostei bastante!

                O tempo de espera pela comida é muito curto, e os pratos vêm sempre cuidados e bem servidos, o que demonstra que a cozinha é eficiente e tem em atenção aos detalhes! Os pratos são servidos em simultâneo, ou seja, as entradas vêm todas juntas, os pratos principais e acompanhamentos vêm juntos… Isto é muito importante para mim, pois detesto esperar muito pela comida e também não fico nada satisfeita quando há pratos que ficam perdidos na cozinha e quando vêm para a mesa já não estão no timing certo… entendem?
                Por fim, foi-nos oferecido um pequeno copo de aguardente chinesa como digestivo, para podermos brindar àquela que foi, sem sombra de dúvidas, a melhor experiencia que tive num restaurante de gastronomia chinesa.


Para terminar…

                Estava cheia de expectativas em relação ao The Old House e este não me desiludiu. Toda esta aventura gastronómica me deixou muito satisfeita, todos os detalhes contaram e permitiram que esta experiência fosse algo de outro mundo!

                Este restaurante não é um restaurante económico, mas mesmo assim confesso que achei que fosse pagar mais do que pagamos. Mas claro está, não é o tipo de sítio a que se vai todos os dias para o almoço… mas é um ótimo sitio para visitar numa ocasião especial ou quando simplesmente apetece mimarmo-nos a nós próprios com boa comida, bom ambiente e bom serviço.

                Ah! E amantes de comida chinesa, têm mesmo de visitar este espaço porque digo-vos do fundo do coração… Vale mesmo, MESMO, a pena! Eu adorei e recomento a 100%!


The Old House Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...