[#Reviews] Tasting Porto: Thali

16.10.18


                A primeira vez que comi comida indiana num restaurante foi no dia da defesa da minha tese – portanto foi em Outubro de 2018, o que significa que não passou muito tempo! Confesso que estava aterrorizada por causa dos picantes e das especiarias intensas, mas guess what?

                Apaixonei-me mesmo pela comida indiana e digo de alma e coração que é das gastronomias que mais aprecio e também quando encomendo comida geralmente peço caril ou tikka masala ou outra dessas delicias de sabor intenso e textura cremosa!

                Por estas e muitas outras razões, fiquei extremamente feliz quando uma amiga minha do doutoramento, para celebrar o seu aniversário, me convidou a ir experimentar o Thali – um restaurante indiano que fica no Porto e que, no dia do Porto Street Race, nós passamos à porta e ficamos a namorar pela janela!


O Espaço

                O Thali é um restaurante bastante discreto para quem passa na rua, ficando numa perpendicular à avenida dos aliados. Eu normalmente sou muito cabeça no ar no que toca a ver coisas, mas relativamente aos restaurantes, tenho olho clínico e, por muito discretos que os restaurantes sejam, acabam sempre por me chamar a atenção!
                O interior do restaurante é feito por linhas simples e decoração relativamente minimalista em termos de mobiliário, predominando a cor preta, o que eu pessoalmente gosto bastante. Nas paredes há quadros alusivos à india, como seria de esperar. A televisão que havia ao fundo da sala de refeições também estava num canal indiano, a passar um filme ou uma série de Bollywood, o que me chamou a atenção!
                Fomos jantar ao Thali numa quarta feira e o espaço estava quase vazio quando chegamos (por volta das 20h) mas ao fim de algum tempo começou a encher, o que mostra que, apesar de discreto, o restaurante tem uma popularidade considerável! Eu percebi porquê, e já vos vou contar tudo!


A Comida

                Bem, o menu deste restaurante é super extenso, pelo que acho impossível alguém não encontrar algo que lhe agrade! Por outro lado, um menu extenso implica que pessoas como eu – eternas indecisas – tenham uma grande dificuldade em escolher a comida!
                Como nós eramos 5 a jantar, para entradas pedimos Garlic Naan, Cheese Garlic Naan, Fresh Paneer Masala e Peshawari Naan. Escusado será dizer que sobraram metade das entradas pois pedimos, claramente, comida a mais!
                Bom, todos nós conhecemos o pão típico indiano – o Naan – por isso dispensa apresentações! É delicioso, aromatizado com alho fica algo de maravilhoso, e ainda por cima servido quentinho… é tão difícil resistir! A versão com queijo é que ainda não tinha experimentado e… OH. MY. GOD. Que coisa maravilhosa! O queijo estava no interior do Naan, meio derretido, e com o contraste do queijo deixou-me numa situação complicada que foi… e agora, como é que eu paro de comer esta iguaria!?
                O Fresh Paneer Masala foi uma novidade para mim pois desconhecia o que era! No fundo é um queijo típico indiano – que por si só não tem grande sabor mas tem uma textura muito consistente e interessante – que vem servido com especiarias e são essas especiarias que fazem a magia acontecer! E logo eu que adoro queijo…

                A ultima entrada que veio foi Peshawari Naan. É também um pão Naan mas em vez de ser salgado, é doce! Tem um recheio de amêndoa e coco mas eu, pessoalmente, não gostei assim tanto. Primeiro porque, como já referi anteriormente, a minha relação com coco é um bocadinho atribulada e o sabor do coco era muito predominante neste pão. Depois achei que este tipo de pão doce em contraste com todos os outros pratos mais salgados fazia um contraste um pouco desequilibrado.

                As entradas vieram acompanhadas também com 4 molhos: um Chutney de manga (que, sendo eu doida por manga, amei!), um molho picante com pickles (que era picante q.b mas muito saboroso), molho de hortelã (de cor verde radioativa mas extremamente delicioso e fresco!) e um quarto molho, o da tigela branca, que fomos avisados que era realmente picante (eu provei... e era mesmo forte!).

                Relativamente aos pratos principais, todos nós pedimos um diferente e eu tive a oportunidade de provar todos. No entanto, vou focar-me apenas no meu que foi o que eu realmente desfrutei, e não me arrependi nada da minha escolha! 
                Eu gosto muito de chicken tikka masala, e costuma ser a minha primeira escolha quando como comida indiana mas desta vez decidi variar um pouco e pedi caril de borrego. O senhor que nos estava a servir perguntou-me logo como é que eu gostava do picante e eu, com medo do que me pudesse vir para o prato e receando entrar em modo dragão, disse que gostava q.b. Ele riu-se, claro está.
                A comida vem servida num pequeno recipiente sobre uma lamparina que mantem a comida quente, o que eu achei muito adorável! Vem acompanhado com arroz basmati aromatizado.
                Provei a carne pela primeira vez um pouco a medo mas… estava uma delicia! Estava picante mas era um picante agradável que contrastava otimamente com as restantes especiarias e o molho que envolvia uma carne de borrego super bem cozida e que se desfazia na boca! Não podia ter ficado mais satisfeita com a minha escolha! E depois o molho e a carne por cima daquele arroz sequinho mas muito saboroso era de ir aos céus! Gostei imenso!
                Para a nossa mesa vieram também Tandoori Butter Chicken (de sabor um pouco mais adocicado), mango chicken (MUITO DOCE, sabia a mousse de manga quente com frango misturado – e era surpreendentemente bom!), o classico Chicken Tikka masala (que dispensa apresentações) e Chicken Jalfrezi (com um toque picante também bastante bom!). 

                Apesar de estarmos com os estômagos a abarrotar, era dia de aniversário e por isso tivemos que pedir uma sobremesa, que partilhamos entre os 5, para podermos também cantar os parabéns! A sobremesa eleita foi Bebinca – um bolo típico de Goa de amêndoa e coco que é preparado de uma mandeira especial! É um bolo por camadas e cada camada é cozida individualmente, em sequência, até o bolo estar completo – e por isso leva bastante tempo a fazer!
                É um bolo muito húmido, servido quente, mas neste caso o sabor a coco não era demasiado intenso e eu gostei bastante! Curiosamente, é uma sobremesa que lembra Portugal (se é que isto faz sentido), e deve ter algumas influencias da confeitaria portuguesa na sua composição, até porque Goa foi colónia de Portugal!


O Serviço

                Há quem diga que, por muito boa comida que um restaurante sirva, se o serviço não for bom, o negócio morre. Eu que sou muito leiga no assunto, concordo com esta teoria!
                Eu acho que o Thali encontrou um balanço perfeito entre a boa comida e o bom serviço! Como disse anteriormente, quando chegamos ao restaurante, este estava praticamente vazio, e quem nos recebeu e nos acompanhou durante a experiencia deste jantar foi o dono do restaurante. Ele era de uma delicadeza e gentileza extrema! Não só esteve um pouco a conversar connosco, como nos ajudou com o menu e fez questão de estar constantemente a certificar-se se tudo estava do nosso agrado e se precisávamos de mais alguma coisa! Os restantes membros do staff que nos serviram também eram bastante simpáticos e de sorriso nos lábios! No fim, como era o aniversário da minha amiga, aina nos ofereceram o bolinho! Fiquei extremamente agradada com o serviço!



Para terminar...

                E termina assim mais uma das minhas aventuras! Se procuram sabores intensos, cheiros, cores e experiencias de um dos países com uma gastronomia mais diversa e mais interessante, e se estiverem pelo Porto, deixem as francesinhas e vão ao Thali que não se vão arrepender! Toda a experiencia vale muito a pena!

Thali Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...