[#Restaurant] Tasting Lisboa: C.O.W – Beef & Cocktails

3.1.19

                

                Deixo aqui um pedido de desculpas aos meus amigos vegetarianos, vegan, não apreciadores de carne… Mas eu, apesar de gostar imenso de fazer refeições muito plant-based, há dias em que não resisto a um bom bife.  

                E desta vez não resisti… E este desejo de uma carninha suculenta, em ponto médio, daquela que se desfaz na boca e é quase decadente levou-me a ir visitar o C.O.W… e como o nome não engana (é como o algodão), a especialidade são os cortes de vitela e eu vou contar-vos tudo desta experiência!

                Então 'bora lá!


O Espaço

                Viajamos – como quem diz, que a viagem não é assim tão longa! – até Santos, que é uma zona cheia de restaurantes com conceitos bastante interessantes! O C.O.W é um deles. É um daqueles espaços modernos, de fachada muito black & white, que encontrou um equilíbrio entre ser discreto, mas não passar despercebido – se é que isto faz sentido!
                É um restaurante relativamente pequeno, com um ambiente intimista e muito agradável. Tem algumas mesas para duas e quatro pessoas, quadradas, que circundam a sala, e duas mesas ovais para grupos de 6 pessoas – que foi precisamente onde fiquei pois aremos 6 desta vez.
                Para aqueles que são mais sensíveis ou não gostam deste tipo de coisas, há um pormenor de que, à entrada, há uma arca frigorífico com peças de carne em diferentes pontos de maturação. Ao lado, na parede, há uma grande vaca desenhada com os diferentes cortes da carne identificados na sua anatomia. Se continuarmos em frente, há um pequeno balcão com várias bebidas (pois o C.O.W é também um bar de cocktails) e ao lado dá para ver a cozinha e ao lado as casas de banho.
                   O espaço em si está muito harmonioso e tem uma vibe muito descontraída. Como música de fundo têm alguns hits comerciais em versão acústica que ajuda a entrar neste espírito stress-free e a desfrutar ainda mais da refeição.


A Comida

                Sendo um restaurante de bifes, é obvio que o foco principal é a carne! O menu é bastante simples, dividido em couvert, entradas, cortes de carne e hambúrgueres (que por sinal não haviam na noite em que lá fomos, mas que não foi um problema!), acompanhamentos e sobremesas.
 
                Primeiro provamos o couvert da casa que inclui dois tipos de bolo do caco -  o clássico e um feito com tomate seco com uma cor absolutamente adorável – e que vem acompanhado com um potinho de manteiga de alho e outro de patê de azeitonas. Não cheguei a provar o patê de azeitonas porque não gosto, mas quem provou disse que era a estrela do couvert! A manteiga de ervas era muito boa, mas já é um clássico, ainda para mais a acompanhar bolo do caco! E o bolo do caco de tomate seco tinha um sabor suave ao tomate que era bastante saboroso!
                De seguida, chegaram as entradas! Tive o azar de que uma das entradas que eu queria provar – os rolinhos de queijo de cabra e presunto – não estar disponível naquele dia (mas assim tenho uma desculpa para voltar!) mas acabamos por pedir outras duas! Primeiramente, vieram os croquetes com Dijon e mel – uns croquetes redondos, 100% de carne de vaca e fritos até ficarem crocantes, acompanhados com um molho de mel (que me pareceu mel puro, pelo que calculo que a mostarda faça parte do croquete em si). As bolinhas são crocantes por fora e têm um sabor bastante intenso à própria carne por dentro, e desfazem-se na boca. Com o mel, fazem um contraste engraçado, mas eu pessoalmente achei que brilhavam bem só por si! Apesar de fritas, não tinham aspeto gorduroso, o que é sempre muito bom!
                Provamos também as tortilhas de carne picante! Foi-nos dada também a opção desta entrada sem picante, mas nós somos corajosos e como tal fomos mesmo para a versão picante! Cada dose trazia duas tortilhas ligeiramente tostadas e no seu interior vinham pedaços de carne estufada com maioneses por cima. De facto, a carne tinha um toque picante, mas era mesmo muito delicioso! Contudo, talvez as pessoas mais sensíveis a este tipo de sabor podem achar um bocadinho forte demais…!
                E agora falando da estrela do restaurante – a carne! Irei apenas falar do meu corte, porque foi o único que provei, mas para a nossa mesa vieram três cortes diferentes – Picanha nobre, vazia maturada e fraldinha maturada – e todas elas tinham aspeto delicioso! Eu optei pela fraldinha maturada, em ponto médio (ou seja, ainda bem vermelhinha no meio). E que belo naco de carne eu comi… mas não consegui comer todo porque era bastante grande! A carne em si era muito suculenta, quase que se desfazia na boca! Veio servida numa tábua, com um pouco de sal e um molho de ervas e alho, mas eu optei por comer a carne ao natural pois achei o molho demasiado intenso e a carne por si só não necessitava de mais sal! Estava mesmo mesmo muito bom!
                Cada prato de carne traz um acompanhamento incluído! Acabei por experimentar mais que um, pois como éramos muitos e optamos por coisas diferentes e dividimos! Para mim, eu optei pelos legumes grelhados. Os vários legumes – tomate, cenoura, courgete, cogumelos, espargo, pimento e alho francês – vinham tostadinhos e aqueles que são mais rijos vieram mais al dente, enquanto que o tomate e o pimento tinham texturas mais molinhas, o que tornou um acompanhamento interessante a nível de textura. Mas não só! O sabor era bom, não foram temperados demais o que permite saborear os sabores originais de cada vegetal que é maravilhoso!
                Havia um acompanhamento que eu estava particularmente curiosa e que também cheguei a provar, que era o puré de espinafres com maçã verde! É de facto um puré bem espesso, de verde muito intenso e textura muito cremosa. O sabor em si é suave mas pensei que viria com pedaços de maçã – ou pelo menos o sabor da maçã fosse mais intenso – mas acaba por se perder no puré. De qualquer forma, não deixa de ser um acompanhamento bastante saboroso!
                As batatas wedge também não ficaram aquém! Pedaços de batata arredondados, que pareciam ter sido feitos no forno pois a parte de fora era relativamente crocante (não tanto como quando são fritas mas ainda assim crocantes) e por dentro bastante suaves. No entanto, penso que elas são na realidade fritas, apesar de terem sido muito bem escorridas! Vêm temperadas com orégãos – que combina divinalmente! – e acompanhadas com maionese de alho. E o empratamento não é adorável!?
                Mas além das batatas wedge, vieram também as batatas doces em palitos e… oh meu deus. Para alguém que não é fã de batata doce (eu levanto já a mão), fiquei bem rendida! A batata doce era daquela bem cor de laranja e, apesar dos palitos não serem extremamente finos nem particularmente crocantes (eu geralmente só gosto da batata doce frita e se for muito crocante) estas estavam muito muito boas! Vieram temperadas com flor de sal, empratadas da mesma forma adorável que as wedge, e com a mesma maionese de alho. Yummy!
                Vocês já sabem, claro, que eu não posso deixar de experimentar as sobremesas…! Desta vez experimentei duas, uma delas era a minha, a outra foi “roubada” eheh. E vou começar pela roubada – Taste de doce de leite! Vocês conseguem imaginar só a decadência desta sobremesa pela imagem? Não conseguem, porque é mil vezes melhor! Tem a mesma estrutura que um cheesecake – uma base de bolacha, super deliciosa, seguida de uma camada de doce de leite e, por cima, uma camada de natas doces. Para rematar, é polvilhada com granola!  QUE. DELICIA. É uma sobremesa bem docinha mas nada enjoativa, e a combinação dos três sabores… não há outra palavra para descrever sem ser decadente!
                Para mim (e, claro que acabei a partilhar também) tive de pedir a delícia de chocolate! Esta sobremesa demorou um bocadinho a chegar – isto porque esta delícia de chocolate é, de facto, o famoso petit gâteau e, portanto, é feito na hora! Vem acompanhado com uma bola de gelado de nata e a mesma granola que a tarte de doce de leite! Vocês sabem que eu como muitas vezes esta sobremesa… mas como resistir!? Ainda por cima, este bolinho estava mesmo no ponto – o coração estava líquido, quente, decadente… absolutamente divinal. Como resistir a esta maravilha? Impossível!
                 Duas últimas notas em termos de refeição, ambas relativas às bebidas! Primeiro, as garrafas de água são super giras, especialmente por serem personalizadas para o restaurante – e isto indica que a água servida é provavelmente água de rede filtrada e isso, em termos ecológicos, é super bom! Por outro lado, também veio para a mesa sangria de espumante e frutos vermelhos. Eu não tenho por habito beber álcool porque não gosto do sabor deste tipo de bebidas mas acabei por provar e achei bastante saborosa! Claro que se notava o álcool e tudo mais, mas como não era muito forte – nem era demasiado doce! – até se bebeu bem!


O Serviço

                Nós tivemos a sorte (e o restaurante o azar) de sermos os únicos clientes na sala durante o tempo que lá estivemos. Claro que isso não é muito para o negócio, mas para nós, enquanto clientes, permite-nos ter um serviço especialmente personalizado e dedicado. A rapariga que nos serviu foi extremamente atenciosa e ajudou-nos a escolher os cortes de carne mais adequados para as preferências de cada um, bem como quais as melhores entradas e acompanhamentos. Além disso, veio duas ou três vezes à nossa mesa para confirmar se estava tudo do nosso agrado, o que acaba por ser sempre agradável se não for uma coisa muito constante.
                Em termos de tempo, achei que as esperas foram relativamente curtas. As entradas vieram pouco depois dos couverts, a carne também não demorou muito a chegar ao nosso prato, e o que demorou mais foi de facto a minha sobremesa porque é feita na hora, e por isso não me posso realmente queixar não é?
                Há apenas um ponto que gostaria de destacar, que não é necessariamente negativo mas que pode ser interpretado como menos bom. Nós optamos por pedir entradas e não pedimos os couverts (que, obviamente, são pagos à parte). No entanto, eles tiveram a gentileza de as trazer, mesmo sem os pedirmos e nós acabamos por não recusar… mas de certa forma acho que, se não foram pedidos, não deveriam trazer de forma espontânea. De qualquer forma, souberam bem e por isso não vou reclamar!


Para terminar…

                Esta foi mais uma experiência bastante positiva num restaurante cujo o principal foco é o belo do bife de vitela! De facto, fiquei bastante surpreendida pela positiva não só pela qualidade do serviço e da comida, mas também com o tamanho das doses, com o ambiente e com a simpatia com que nos atenderam!
                Tivemos também a sorte de ter visitado o espaço num dia sem movimento (apesar de ter sido um Sábado) o que, de certa forma, nos fez ter uma experiencia ainda mais positiva devido ao serviço personalizado e dedicado exclusivamente a nós naquela noite. No entanto, acredito que a simpatia e o cuidado com o cliente sejam constantes no C.O.W, independentemente de haver muita movimentação ou não!
                Assim, obviamente que recomendo, e muito, aos amantes de carne uma visita ao C.O.W que não se vão arrepender!


(Ah! E se quiserem levar o vosso amigo vegetariano, há também umas saladinhas que poderá degustar… Não há desculpa!)

C.O.W - Beef & Cocktails Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...