[#Reviews] Tasting Places: 1001 Nights

27.8.19

                Apertem os cintos de segurança e preparem-se para uma viagem até um país cheio de história! Preparem-se para o calor, para o deserto, para a fofura dos gatos persa (na verdade, não sei se são de lá, mas o nome remete para lá…!) pois vamos para a… Pérsia!

                Também conhecida como Irão nos dias de hoje, este país do médio oriente tem uma cultura bastante característica… e não é que existe um cantinho na nossa capital que se especializa na sua gastronomia!?


O Espaço

                 Situa-se junto à avenida de Roma, num recanto perto da junta de freguesia do Areeiro. Não é o sitio mais fácil de encontrar, a menos que se vá com muita atenção ou se vá especificamente à procura do espaço, pois fica dentro de um ginásio, num espaço anexo.
                O 1001 nights apenas abre ao jantar (o nome até remete para isso) e é um espaço pequeno, que poderia lembrar uma cantina ou um restaurante típico português se não fossem os elementos alusivos à cultura iraniana – os quadros e pinturas, as tapeçarias persas, os caracteres do alfabeto persa, até aos ornamentos e cerâmicas e os próprios funcionários!
                Apesar de não ser o restaurante mais requintado, não deixa de ser um espaço bastante interessante. Além disso, parece ser um restaurante bastante popular, considerando o volume de clientes que passou por lá durante a minha passagem!
                As mesas estão postas de forma muito interessante – os individuais são pequenas tapeçarias, e este detalhe traz muita personalidade ao restaurante! As cores quentes fazem com que o restaurante se torne acolhedor e o ambiente parece bastante familiar!


A Comida

                Uma coisa que gosto quando vou a restaurantes com gastronomias que não conheço é quando o menu não é extenso demais e por isso é mais fácil escolher o que comer. Além disso, o 1001 Nights tem combinados com diferentes iguarias que permite experimentar um pouco de tudo!
                Para entrada, pedimos pão wrap – semelhante ao pão naan mas com uma textura ligeiramente diferente, que é servido quente e que há medida que vai arrefecendo vai endurecendo – e uma Salad Shirazi – salada com tomate, pepino e cebola bem picadinhos, temperados com ervas aromáticas e lima. Toda a gente ficou fã do pão! E a salada estava super aromatizada! Os dois em conjunto foram uma forma ideal de começar uma refeição que prometia ser fantástica!
                Depois, experimentamos um Plate of Nature, um prato vegetariano que inclui (e agora vou começar com os nomes esquisitos!) 3 falafel, Mirza Ghasemi, Spinach Borani e Arroz com Lentilhas! Ora, falafel é bem conhecido: bolinho frito feito com grão de bico! Era muito aromático, e era crocante por fora e macio por dentro! Um dos melhores falafel que comi! Mirza Ghasemi é um molho feito de beringela fumada, alho e tomate. O sabor fumado da beringela é muito intenso e, para minha surpresa, muito delicioso! Gostei imenso! O Spinach Borani é um outro molho de base de iogurte com espinafres salteados, alho e especiarias! Esta combina muito bem com o pão… e também com o arroz! E por falar em arroz… Este Arroz com Lentilhas foi uma surpresa! Eu descrevi-o como sendo “arroz doce… só que salgado”! Isto porque levava canela e, por isso tinha um sabor bastante interessante!
                O segundo prato principal que experimentamos foi o Mixed Kabab, uma fusão de Koobideh, Joojeh e Chenjeh, acompanhado com arroz (desta vez sem açafrão!), tomate grelhado e pickles de couve roxa e cebola (que também acompanhavam o Plate of Nature!). Koobideh é o tradicional kebab, feito com carnes de vitela e cordeiro picadas e temperadas com diversas especiarias. A carne em si era bastante boa, mas esperava um sabor mais forte a especiarias – o sabor da carne propriamente dita era bastante intenso! O Joojeh é composto por pedaços de peito de frango que foram marinados num molho com açafrão e limão e depois grelhados – a carne é muito tenra, o sabor a limão intenso, e foi provavelmente o que mais gostei! Por fim, o Chenjeh é lombo de cordeiro grelhado, também bastante tenro e delicioso. Oh! E todos estes pratos de carne são grelhados em espetos (kebabs).
                Para sobremesa, experimentamos a Baklava, que já conhecíamos de outras andanças. É uma sobremesa feita de massa filo recheada de nozes e adoçada com um xarope de açucar. Achei que a massa filo estava muito muito crocante e o recheio tinha realmente um sabor muito intenso a nozes! Por outro lado, apesar do xarope, não é demasiado doce.
                Depois, para refrescar um pouco provamos o Bastani Sonati, um gelado persa com água de rosas, açafrão e baunilha, e pedacinhos de pistachio por cima. Não sou fã de pistachio mas achei que o crocante que conferiam davam um toque especial à sobremesa! O gelado em si é muito cremoso e esta combinação mais exótica de sabores é surpreendentemente deliciosa! Aprovado!
               

O Serviço

                Primeiro que tudo, é importante realçar que o staff não é português mas esforça-se bastante para falar na nossa língua e isso é um ponto positivo! Simpatia também não falta, o staff é muito agradável e prestável. No entanto, achei a organização um tanto ou quanto duvidosa. Reparei que estavam 4 funcionários por trás do balcão mas apenas um deles estava a atender às mesas. Ao chegarmos o serviço foi bastante eficiente mas, à medida que o restaurante foi enchendo começamos a ser um pouco “esquecidos” e, mesmo depois de chamarmos alguém para pedir a conta, demoraram a vir à nossa mesa. Há que criar uma dinâmica melhor entre o staff para tornar o serviço mais eficiente.
                Quanto à comida, esta foi relativamente rápida a chegar à mesa. As entradas saíram num instante, e os pratos principais chegaram em simultâneo. Quanto às sobremesas já não foi bem assim… Pois uma chegou, e levamos algum tempo a receber a segunda. E o café também demorou um pouco – resultado do rápido enchimento e da falta de organização do staff.
               

Para terminar…

                Experimentar gastronomias diferentes é algo que me dá um gozo imenso e portanto esta foi mais uma experiência que adorei – e mais um país que visitei via estômago! A comida é caseira e de qualidade e os preços são bastante acessíveis. O espaço é agradável mas o serviço precisa de ser apromorado.
                Se gostam de gastronomia do médio oriente ou são apenas curiosos, fica aqui esta sugestão boa! Além disso, os preços são bastante acessíveis considerando as porções! E podem inclusivamente beneficiar de um prato de oferta utilizando o Zomato Gold!
(Aproveitem 25% de desconto na subscrição do Zomato Gold com o código PATR0876 :D)


1001 Nights Restaurante Iraniano Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...