[#Reviews] Tasting Places: Dom Queijo

11.11.19

                Sempre adorei queijo. Lembro-me quando era mais pequena, um dos meus lanches favoritos era pão com queijo… Desculpem, estou a mentir – Um dos meus lanches favoritos era queijo com pão porque na realidade comia mais queijo que pão!
                O amor por queijo não diminuiu com o aumento da idade, mas comecei a comer cada vez menos (consequências de percalços da vida), mas tenho aos poucos voltado a introduzir este alimento que gosto tanto na minha dieta. Aliás, atrevo-me a dizer que o queijo está para o salgado como o chocolate está para o doce: quase toda a gente adora, dá imenso prazer ao comer, e dificilmente se come apenas “um bocadinho”…

                E por isso, para os meus Cheeselovers… Apresento-vos o Dom Queijo!


O Espaço

                Alvalade é o local onde se encontra esta pequena pérola. Discreto, pequeno, mas definitivamente um sítio a visitar, o Dom Queijo fica junto a uma igreja (e é preciso rezar a todos os santinhos para se sair dali sem ser a rebolar!) e tem vista para o jardim do Campo Grande.
                O restaurante é bem pequenino – de facto, tem capacidade para pouco mais de 15 ou 16 pessoas na sala interior, e ainda tem uma pequena esplanada exterior com alguns lugares e onde deve ser maravilhoso desfrutar desta bela refeição em dias de sol (o que não foi o caso porque chovia torrencialmente quando lá fui).
                O espaço é minimalista, com mesas e bancos altos que lembram um pouco um local de petiscos e tapas, mas ao mesmo tempo aquele toque especial de um restaurante clássico e requintado, havendo uma plena harmonia no interior daquela sala.
                Como seria de esperar, há imensos elementos alusivos a queijo naquele espaço – Imensos livros e panfletos, até garrafas de vinho de nome “Meio queijo” – algo que me chamou muito a atenção – e… pedaços de queijo expostos numa vitrine! Mil e um tipos de queijo, dos maiores (um queijo parmesão de 40kg é obra!) aos mais pequenos, para todos os gostos!
                Curiosamente, apesar de todos os queijos existentes ali a apelar às nossas papilas gustativas, o espaço não tem cheiro nenhum a queijo. Ainda assim, não é de todo o espaço ideal para quem não aprecia queijo pois todos os pratos incluem esta iguaria que reina no Dom Queijo!
                A cozinha é aberta e temos a oportunidade de ver todos os pratos a serem confecionados à nossa frente. Mais giro ainda é observar o montar das tabuas de queijo, com todos os utensílios especificos para esta “arte”. É quase como ver elaborar um prato de sushi, mas em vez de sushi termos queijo, que é igualmente delicioso de ver e saborear!
                O ambiente é relativamente tranquilo – no entanto, sendo um espaço bem pequeno, assim que enche o ruido começa a subir de tom e a sala parece um pouco mais “apertadinha”, mas nada que afete negativamente a experiência!


A Comida

                Como já referi, o menu é recheado de queijo das entradas às sobremesas. Não é, de todo, um menu extenso, inclui pratos do dia que variam semanalmente ao almoço, uma ementa fixa para jantares e fins de semana, e um menu de degustação. O engraçado é que o menu vem numa tabua de queijo (que infelizmente não consegui fotografar) e o menu de bebidas numa garrafa de vinho!
                Nós optamos pelo menu de degustação, pois queríamos experimentar o máximo de coisas possível! Primeiramente foi-nos servida uma tabua de prazer – isto porque tudo o que estava lá em cima era absolutamente delicioso: Pão de queijo “à Portuguesa” (com queijo de Nisa e um toque de chouriço) servido numa cama de compota de amora, que faz um contraste maravilhoso, Grissinos de parmesão, crocantes e deliciosos, pedaços de queijo parmesão (daquele dos 40kg!), broa e uma tigela com azeite, vinagre balsâmico e ervas. Maravilhoso!
                Depois, ainda como entrada, um sabor um pouco mais mexicano – Quesadilla! Recheada com queijo e feijão preto, pickles de cebola roxa por cima e Sour Cream à parte. Servida quentinha, cheia de sabor, adorei!
                O prato principal foi uma estreia para mim – Peito de frango recheado com feta, ricotta e espinafres sobre um risotto de cogumelos shitake e parmesão, e uma tira de bacon. Nunca tinha antes comido risotto e, para primeira vez, fiquei imensamente impressionada. Primeiro, achei um prato super interessante de comer, no sentido em que parece haver uma evolução dos sabores – primeiro senti um sabor forte a vinho, que se foi suavizando nas garfadas seguintes. Por outro lado, o sabor a queijo era muito pouco evidente no inicio e foi progressivamente se tornando mais intenso à medida que comia, o que era algo muito interessante para o meu palato!  Além disso, a textura cremosa é divinal! Combina perfeitamente com o frango, que estava no ponto… mas o destaque vai sem duvida para o risotto!
                Tínhamos que terminar a nossa refeição, claro está, com um docinho! O Tiramissu não tem como enganar – é um clássico italiano, com o magnifico contraste do creme com o chocolate dos biscoitos e o café! Vem servido numa tigela que lembra um vaso e com uma flor… o empratamento é super original!
                Também provamos o creme de Mascarpone, que é uma espécie de leite creme, mas na minha opinião levada a um outro nível! Em termos de sabor, gostei muito mais! Além disso, leva uma bola de gelado de lima e hortelã (Da Nannarella, um exclusivo para o Dom Queijo como nos foi contado) que, em termos de sabor, combina a 100% e confere uma acidez e frescura extra! Delícia!


O Serviço

                A cereja no topo do bolo foi o serviço. Chegamos um pouco mais cedo da hora da reserva por causa da chuva e o restaurante estava vazio. Com isto, não só tivemos oportunidade de desfrutar parte da nossa refeição em sossego completo (pois quando o espaço começou a encher, o ambiente tornou-se um pouco agitado), mas também a uma explicação do conceito, das origens do restaurante e dos pratos que consistem da carta.
                Apercebi-me também que os pratos são essencialmente confecionados na hora – desde o pão de queijo ao risotto, tudo é feito no momento em que é pedido, pelo que a comida sai da panela diretamente para a mesa (não literalmente, mas percebem a ideia!). Claro que por outro lado, isto leva com que a comida demore um pouco… mas a espera não é longa e definitivamente vale a pena!


Para terminar…

                Descobri o paraíso para os Cheeselovers na terra, e fica mesmo no centro de Lisboa! O Dom Queijo é uma paragem obrigatória para quem adora queijo, ou para quem adora um bom restaurante com um bom conceito e boa comida! Não tenho nada a apontar – é um restaurante de excelência.
                Se quiserem visitar o espaço, aconselho a reserva. Além disso, os preços não são os mais amigos da carteira (talvez seja o único aspecto menos positivo…) por isso tentem encontrar promoções, no The Fork por exemplo, e desfrutem de uma refeição de luxo a um preço mais económico. Mas vão! Provem! E agradeçam-me depois :b

Dom Queijo Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

1 comentários

Podes gostar de...