[#Reviews] Tasting Places: Santai

29.11.19


 Gostava de iniciar este post a dizer que tinha regressado de uma viagem a Bali, depois de ter caminhado naquelas praias maravilhosas, comido pratos exóticos e conhecido uma cultura diferente… Na verdade, até estive ao pé da praia… e comi comida boa…

                Mas foi em Carcavelos, mais precisamente no Santai, o único restaurante que se dedica (quase) exclusivamente à gastronomia daquele país maravilhoso que é a Indónésia.

               Vamos passear nestas ilhas paradisíacas?


O Espaço

                O Santai situa-se num recanto de uma praça em Carcavelos, enquadrado numa zona com vários restaurantes. É pequeno, mas destaca-se do exterior pela parede de folhas falsas e pelo menu que lá se encontra.

                O restaurante em si é bem pequenino – no interior tem um balcão e poucas mesas mas tem uma explanada exterior onde há mais espaço.

                O ambiente é descontraído, mas confesso que esperava um pouco mais. É muito descaracterizado para um restaurante com uma gastronomia tão característica – senti falta de algo que gritasse “Indonésia”, mas não havia rigorosamente nada alusivo ao país, além da maioria dos pratos do menu.


A Comida

                A ementa é curta, o que é ótimo, pois não perdemos muito tempo a ponderar o que comer. Além disso, as entradas e sobremesas variam diariamente e estão expostas nas ardósias que estão na parede.

                Nós optamos por uma entrada e dois pratos típicos indonésios! De facto.. a entrada veio de um vizinho do Sudeste asiático – o Vietnam! Pedimos os Spring rolls vietnamitas que são um pouco diferentes dos típicos Spring rolls dos restaurantes chineses. Não são fritos, são embrulhados em folha de arroz, e no seu interior têm noodles de arroz, e, neste caso, vegetais (pois eram vegetarianos). Vinham com cebola frita crocante por cima (como os restantes pratos), e com um molho de soja doce – que se assemelha a melaço em termos de textura e é bastante adocicado. Sem o molho, os rolinhos têm um sabor bem neutro, com um ligeiro travo cítrico, mas com o molho… a magia realmente acontece!

                Depois, provamos o Nasi Goreng que é provavelmente uma das iguarias mais conhecidas da indonésia! É uma mistura de arroz, legumes cortados em juliana, ovo e carne de frango, frito no wok e condimentado com especiarias. Uma vez que a indonésia tem fama de ter comida picante… esperava que os condimentos fossem mais fortes, mas não – o sabor era muito suave, mas agradável, e a única coisa picante no prato era o molho que vinha a decorar a lateral (e que ainda assim não era demasiado forte). Vinha com cebola frita e hóstias de camarão a decorar. Gostei, mas esperava sabores mais intensos.

O outro prato provado foi o Rendang – carne de novilho guisada, servida com arroz e guarnecida com tomates cereja e cebola frita. Não conhecia este prato, e por isso tinha de experimentar. A carne vem a cobrir uma camada espessa de arroz branco, que absorve os sabores das especiarias que a temperam. A cozedura faz com que esta seja extremamente tenra e se desfaça na boca. Aqui, o sabor das especiarias é bem mais presente, e é um sabor bem diferente daquilo que estava habituada, pelo que não sei bem descrever. Mas é daquelas coisas que primeiro estranha-se, depois entranha-se e acabei a gostar bastante deste prato!
                 

O Serviço

                Apenas uma rapariga estava a atender – mas o espaço é pequeno e não estava por isso não se justifica muita gente a trabalhar. Ela era estrangeira e o seu português ainda não está muito apurado, pelo que quem não souber falar inglês pode ter alguma dificuldade de comunicação… no entanto, ela foi super simpática connosco! Falei com ela em inglês e ela explicou-nos os tamanhos dos pratos e quais eram os mais representativos da gastronomia indonésia. Além disso, fez questão de tentar encontrar um cartão do restaurante depois de lhe dizer que colecionava (ela tinha dito que tinham acabado, mas encontrou um!)

                A comida chega rápido, o serviço é eficiente… mas não se destaca dos demais espaços. Em termos de empratamento também não achei nada de muito elaborado. O barco dos Spring rolls era engraçado, a loiça dos pratos principais era muito bonita, mas não havia nada de grande destaque.


Para terminar…

                 Acho que descreveria esta experiência como “Boa, mas…” porque na verdade houve sempre um “mas”. O espaço é agradável, mas…. A comida era boa, mas… O serviço foi cuidado, mas…. Percebem o que quero dizer?

                Faltam uns pozinhos mágicos para este espaço atingir o seu potencial máximo, e é uma pena se não o atingir! Uma decoração mais alusiva ao país, um maior cuidado nos empratamentos e uma ementa 100% dedicada à comida da Indonésia e certamente melhorava exponencialmente. No entanto, a experiência terminou em nota positiva e devo dizer que os preços são bastante apelativos… além disso, com o Zomato Gold, ainda recebem um prato de oferta por isso vale muito a pena experimentarem!
(Se não és Zomato Gold, ganha 25% de desconto na subscrição com o código PATR0876)


Santai Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...