[#Reviews] Tasting Places: UDON

28.1.20

                Quando pensam em Japão, qual é a primeira comida que vos vem à cabeça? Aposto que é sushi! Ou… se são fãs de comida rápida, também associem o Ramen – típicos noodles com caldo que são comida de conforto.

                Mas há todo um outro mundo japonês para conhecer em que os Noodles são os reis! Grossos, finos, com caldo, sem caldo, mais doces ou mais salgados… tudo o que possam imaginar! E o UDON é a prova viva de que é um mundo que vale a pena conhecer!
                Vamos?


O Espaço

                Situa-se no Saldanha, que para mim é uma das zonas de Lisboa mais interessantes em termos gastronómicos (e não só!). Já lá tinha passado em frente inúmeras vezes e o local sempre me chamou a atenção.
                Escuro, sóbrio, de linhas solidas, é um restaurante que lembra um bar – mas um bar com um certo glamour e elementos que lembram, claramente, a Ásia. Possuem uma sala interior ampla, com varias mesas de 2 e 4/6 lugares e uma mesa gigante a meio, mas também têm uma explanada exterior. Na minha opinião, o espaço interior é mais interessante.
                Apesar da decoração do espaço ser escura, a sala tem bastante luz e o ambiente não é nada pesado – aliás, até é bem tranquilo. O espaço tem também uma musica de fundo que, para mim, falhou em duas coisas: estava um pouco alta e daria um pouco mais de ambiente de pub asiático se tivesse algum pop japonês a tocar. Mas isso são só detalhes!
                Mas mesas são postas de forma muito simples – individual e pauzinhos. Para aqueles que não dominam a arte dos chopsticks, há também talheres num pote que nos saúda com a expressão itadakimasu!, que é como quem diz “bom proveito!” . Tem também uma caixa de madeira com dois tipos de molhos de soja e sriracha. E não é preciso mais nada para termos uma deliciosa experiência!
                A cozinha fica no fundo, e dá para ver alguns dos procedimentos que lá acontecem, pelo menos de onde eu estava sentada. Junto à entrada, na lateral, fica o serviço de bar se onde saem as bebidas, quentes ou frias, cocktails e afins.


A Comida

                 A gastronomia japonesa reina neste menu, como seria de esperar, destacando-se os pratos de massa. Para quem não está familiarizado, Udon é um tipo de massa asiática, bastante grossa e com uma textura um pouco borrachuda mas que se mastiga bastante bem. É quase como se fosse um esparguete mais grosso e meio al dente.
                Iniciamos a nossa refeição com um Mix de Gyosas – frango com caril, camarão com alho, legumes e porco. Apenas provei uma e foi à sorte – calhou-me a de porco! A massa é leve, e o recheio era bastante saboroso. No entanto, para mim, o que realmente ganhou foi o molho! Parece um simples molho de soja mas a verdade é que tinha algo lá dentro (além das sementes de sésamo) que lhe dava um toque especial! Não sei o que era mas acrescentava um travo meio ácido, meio agridoce, que era delicioso!
                Para os pratos principais, chegaram-nos 3 diferentes. Começando pelo de marisco: Seafood yakisoba! Antes de falar do prato propriamente dito, vamos falar de linguística! Yaki significa salteado e soba é um tipo de massa, mais fina que o udon, que é feita com farinha de trigo serraceno! No fundo este prato é um salteado de massa soba com camarão, lula, legumes e, a parte mais curiosa, são aquelas pequenas “folhas” em cima do prato que são pedacinhos finíssimos de peixe seco e que se mexem! Parece que o prato tem vida, é muito interessante! Em termos de sabor, é um prato rico e muito bem balanceado entre o salgado e o agridoce!
                Depois, ainda nos salteados – o Veggie Yakiudon. Mais uma vez, um salteado mas com massa Udon, e diversos vegetais! Os vegetais vinham al dente, maravilhosos! Este prato é um pouco mais adocicado que o Seafood yakisoba – se gostam de especialidades agridoce vão gostar deste! – e é também uma opção para vegetarianos, que os não vegetarianos vão adorar também (digo isto porque não sou vegetariana, mas este foi o meu prato!)
                Por fim, um prato com caldo – Tori Naban Udon. Com massa Udon, este prato vem guarnecido com legumes variados e tiras de frango panadas que lhe confere um toque crocante. O caldo é muito rico em sabor, e não é doce! Além de ser delicioso, vem servido numa tigela e traz uma colher de madeira para se beber o caldo (mas se forem corajosos, podem beber da tigela também! :b)
                Para terminar em grande, claro que tínhamos de atacar os docinhos (e acreditem que foi difícil de escolher)! Um bem-haja ao Banana Cho-co, uma combinação que não falha! Rolinhos de massa fina recheados de banana e chocolate e fritos, servidos ainda quentes com uma bola de gelado (no nosso caso de chá verde). Os rolinhos não pareciam nada gordurosos e o contraste das temperaturas (quente e frio) e texturas (crocante e cremoso) criaram uma sobremesa deliciosa!
                Depois, como uma sobremesa não é suficiente, pedimos um chocolate cup. É, essencialmente, um bolinho de chocolate semelhante ao petit gateau – com um centro bem liquido – servido com uma bola de gelado de iogurte búlgaro (soa mesmo fancy!) e groselha e crumble de biscoito! Não tem como falhar! Claro que estas sobremesas não parecem as tipicamente asiáticas mas a verdade é que a ásia não tem uma cultura de sobremesas tão desenvolvida como a Europa.
                Uma menção honrosa para a cerveja japonesa – Kirin – que eu provei (e fiz cara feia porque não gosto de cerveja) mas que tem um rótulo lindo!


O Serviço

                Cordial, acessível, eficiente… São alguns dos adjectivos que me surgem agora em mente para descrever o serviço de mesa que o UDON nos providenciou. Todo o staff foi bastante atencioso e amável connosco e não temos razão de queixa alguma.
                 A comida também sai rápido, todos os pratos em simultâneo o que é algo que me deixa 100% feliz (não gosto nada quando os pratos chegam às pinguinhas e depois ficamos a olhar uns para os outros à espera), e muito bem empratados! Irrepreensivel.


Para terminar…

                Provem, experimentem, deliciem-se! Vale muito a pena, na minha opinião. O ambiente é maravilhoso, o staff é muito fixe, e a comida leva-vos numa viagem para o outro lado do mundo através das vossas pápulas gustativas que vocês não vão querer perder.
                Os preços são medianos mas durante a semana existe o menu de almoço que tem um preço bastante simpático! Além disso, podem usufruir do Zomato Gold em bebidas, o que é uma grande vantagem! Aproveita!
(Se não és Zomato Gold, ganha 25% de desconto na subscrição com o código PATR0876)

UDON Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

1 comentários

  1. Parece super giro! Eu trabalho por essas zonas e por acaso nunca reparei. A decoração é brutal pelo menos pelas fotos. Merece de facto uma oportunidade!
    Obrigado por dares a conhecer este lugar!

    https://andrefrodrigues.com/2020/01/26/urbanstyle-descontraido/

    ResponderEliminar

Podes gostar de...