[#Reviews] Tasting Places: Clube Lisboeta

5.2.20

               Se eu fosse uma pessoa aventureira, uma das coisas que gostaria de fazer era viajar pelo mundo. Talvez começa-se por um Interrail pela Europa, mas depois certamente me iria aventurar pela Ásia que é o meu continente de sonho.
                No entanto, sou um pouco mariquinhas (leia-se: “MUITO” mariquinhas) e ainda não ganhei coragem nem para viajar sozinha para um só país, quanto mais fazer um interrail ou sair do continente. No entanto, sou muito aventureira no que toca a explorar sabores novos. Então embarquei numa viagem de sabores no Clube Lisboeta!

                Juntam-se a mim?


O Espaço

                O Princepe Real é o local que recebe as instalações deste espaço. O menu foi desenhado e concebido pelo Chef João Lopes. Eu não sou muito entendida no que toca a chefs, quer sejam internacionais ou nacionais, mas que o Chef João Lopes mostrou ter talento, isso mostrou sem duvida nenhuma!
O Clube Lisboeta é uma espécie de restaurante hibrido, que se enquadra a qualquer gosto pessoal. Aos fins de semana é local de Brunch, durante a semana tem um menu executivo mais vocacionado para os profissionais que não têm tanto tempo mas não descuidam do sabor...
                Aos jantares, contudo, oferecem aos clientes um bilhete de viagem gastronómica, cuja rota contempla o nosso país, Portugal, com direito a uma ida à Ásia, pelos sabores da India e do Japão, e ainda dá tempo para um saltinho ao Perú! Tudo isto, sem sair do mesmo sitio!
                Mas falando do espaço – este restaurante lembrou-me, de certa forma, aqueles restaurantes requintados e boémios que eram frequentados por eruditos e idealistas há uns anos, onde se trocavam ideias e discutiam invenções, onde nascia conhecimento e se partilhava experiencia. Isto tudo, com um toque de mordenidade e muito bom gosto fazem as bases do Clube Lisboeta.
                As mesas são postas com cuidado, os talheres dourados, os copos de galão que são um detalhe bastante engraçado, e os guardanapos com o nome do espaço dão um ótimo cartão de entrada para uma experiência que promete ser bastante positiva.
                O som ambiente estava um pouco alto – talvez também tenha reparado nisso porque me sentei justamente abaixo de uma coluna de som – no entanto, não foi algo que me desagradou de todo. A musica, as luzes baixas, as mesas com algum espaço entre eleas que dão de certa forma alguma intimidade aos convidados (excepto quando o espaço está cheio, que não foi o que aconteceu), parecem-me adequados ao ambiente que o Clube Lisboeta intenciona dar, ou pelo menos esta foi a minha perceção. E eu gostei muito!


A Comida

                Como mencionei anteriormente, a carta do jantar proporciona uma viagem que passa por Portugal, Japão, India e Perú. Tanto as entradas, como os pratos principais e as sobremesas têm representantes (de peso!) dos 4 países e, por isso, o difícil é escolher. Nós optamos por viajar por diferentes sítios ao invés de provarmos todos os pratos do mesmo cantinho do mundo, o que nos permitiu descobrir sabores bem diferentes!
                Começamos a nossa refeição com o couvert da casa, que inclui 3 tipos de pão de fermentação lenta, com diferentes texturas e sabores, azeitonas, tremoços, patê de sardinha e manteiga ghee. Parece uma entrada tipicamente portuguesa, não fosse a presença da manteiga ghee que já nos dá pistas da viagem que estamos a começar, pois esta tem origens sul-asiáticas! Além disso, reparei que os acompanhamentos são servidos em copinhos de velas, o que é super original!
                Antes dos pratos principais, fomos presenteados com uma pequena entrada, cortesia do chef. Salmão com emulsão de coentros, puré de beterraba e alguns biovivos por cima num prato cliché do que é comida gourmet! No entanto, foi uma surpresa agradável e em termos de sabor estava muito balanceado… foi o ideal para abrir o apetite!
                Começamos a nossa viagem pelos pratos principais na Índia, com o Korma de peixe de águas luzas e legumes! Um prato super bonito, com uma base de puré de beringela sobre o qual foi montada uma pequena horta de legumes baby e onde repousa uma posta de peixe grelhado com crosta de ervas e frutos secos. Para terminar, é colocada uma espuma de molho Korma que dá o sabor das especiarias e une o prato. Absolutamente delicioso! Os legumes vinham al dente, o peixe estava assado no ponto e todos os sabores se uniam de forma muito equilibrada!
                De seguida, demos um pulinho ao Japão, para um aconchegante Ramen de porco com yakisoba e legumes. Este prato foi algo de maravilhoso pois foi completado à mesa… Confusos? Então passo a explicar! Inicialmente veio apenas uma tigela com os noodles, os legumes e o ovo. Depois, à parte, chegou a barriga de porco em tiras que foi colocada sobre os noodles e o caldo que foi servido na hora e uniu todo o prato, completando o tradicional ramen. Resultado? Um prato rico em sabores, muito aconchegante, muito delicioso e que foi um espetáculo de se ver a ser construído!
                Ainda houve espaço para um passeio pelo Perú, onde o entrecosto no churrasco encebolado foi a estrela! Entrecosto de vitela, cortado em tiras, numa cama de cebola caramelizada, servido com batatas fritas em palitos, com casca… a carne era muito macia, e o molho absolutamente delicioso mas confesso que me rendi aquela cebola caramelizada, que se desfazia na boca. ADOREI.
                Ficamos mais um pouquinho no Perú para a primeira sobremesa, que é definitivamente para amantes de chocolate: Cacau, Flores e Flôr de sal Fumada! Tem por base um semifrio de chocolate, por cima um círculo de cacau bem crocante e bem negro, com flor de sal, pólen e, para completar, duas bolas de gelado de cacau. Chocolate Lovers, não parece um bocadinho de céu? Era delicioso! No entanto, tenho de referir que esta sobremesa não é para quem não gosta de chocolate negro pois não é muito doce… Mas é riquíssima em sabor a cacau genuíno.
                 Terminamos a nossa refeição em Portugal… Marmelada, Requeijão e Canela, que vos parece? Esta sobremesa, constituída por camadas de massa folhada intercaladas com requeijão e marmelada e servidas com gelado de canela deixou-me muito, muito, muito feliz! Confesso que normalmente não opto por sobremesas com requeijão com medo de não gostar mas desta vez arrisquei e acertei! Os sabores, as texturas, o visual… tudo estava no ponto! E aquele gelado de canela foi dos melhores que já comi!
               

O Serviço

                O sucesso de um espaço depende muito da qualidade do serviço, e isto é algo que eu costumo tentar transmitir nos meus posts (como se eu percebesse muito do assunto mas enfim… é a minha opinião eheh). Portanto tenho a dizer que o Clube Lisboeta foi bem-sucedido. Todo o staff foi extremamente atencioso, o atendimento foi muito personalizado e até deu aso a algumas brincadeiras que tornaram as coisas mais informais. O facto de servirem o vinho no copo durante a refeição, e de confirmarem se estava tudo do nosso agrado algumas vezes durante o jantar são detalhes que o cliente repara, e agradece.
                A comida demora um pouco, mas penso que se deva ao facto da maior parte das coisas serem confecionadas na hora, por isso não posso dizer que seja algo necessariamente mau – exceto se tiverem muita fome! O facto de o chef ter oferecido uma pequena entrada para degustarmos antes do prato principal foi um mimo ao qual ninguém fica indiferente! Os empratamentos eram também impecáveis, e todos sabemos que os olhos também comem! Foi exemplar!


Para terminar…

                Embora não tenha uma visão holística de tudo o que o Clube Lisboeta pode proporcionar, posso dizer com toda a certeza que é um espaço muito agradável para um jantar. O espaço, o ambiente descontraído, o serviço excecional e, claro, a viagem gastronómica, valem muito a pena, mesmo que os preços não sejam os mais amigos da carteira.
                Depois desta experiência fiquei com muita vontade de regressar, mas desta vez para experimentar o Brunch! E vocês? Ficaram curiosos?

Clube Lisboeta Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...