[#Reviews] Tasting Places: O Botanista

12.2.20

               Botanista… É uma palavra interessante, mágica até certo ponto. Para mim, esta palavra parece a junção de “botânico” com “alquimista”… ou seja, aquele que cria poções com plantas…
               O Botanista é também um espaço em Lisboa… um local mágico, e onde realmente são feitas “poções” tendo plantas na sua base para os clientes desfrutarem e se apaixonarem por sabores e texturas diferentes e maravilhosas.
               Vamos?

O Espaço

               Entrar no Botanista é como entrar num jardim. O verde é a cor predominante e as plantas enchem o espaço, resultando numa sala harmoniosa, tranquila e cheia de vida.
               A sala é ampla e com janelas enormes que permitem que o sol entre naquela selva no meio do betão da cidade. Este contraste, apesar de extremo, não é de todo desagradável.
               As mesas são simples, as cadeiras desiguais, coloridas e confortáveis, dando ao espaço um ar tosco, mas elegante em simultâneo, e combina perfeitamente com o contexto e com o conceito.
               Um balcão estende-se pelo comprimento da parede do fundo onde as delícias que se servem no Botanista aguardam para ser servidas e onde também se encontra um expositor com bolos de aspeto decadentemente delicioso.
               No ambiente reina, sem dúvida, a tranquilidade. A própria música de fundo – acústica, suave, melodiosa – liga todos os elementos e faz com que os clientes se esqueçam um pouco da agitação do dia-a-dia e se percam num momento de relaxamento.


A Comida

               As plantas não são somente as rainhas da decoração, mas também as rainhas do menu que é exclusivamente vegan. Este oferece diferentes opções adequadas para pequeno-almoço, almoço e lanche, com reinvenções de clássicos na sua versão vegan bem como alguns sabores originais.
               A minha visita foi à hora do lanche e felizmente tive oportunidade de provar dois favoritos dos lanches – panquecas e smoothies. Começando, claro, pelas panquecas – As Bubble. 3 panquecas fofas, servidas intervaladamente com banana caramelizada e nozes pecã, e banhadas com uma camada de chocolate (no menu elas vêm com caramelo mas pedimos se poderíamos trocar e foi possível). As panquecas são muito leves, e têm um aroma forte a limão, o que pode ser um pouco forte para aqueles que não gostam desse sabor cítrico. Além disso, as panquecas em si são pouco doces, sendo que o doce vem principalmente da banana caramelizada que equilibra o prato. O que me surpreendeu foi o chocolate, que não é nada doce, e tinha uma textura diferente daquilo que estou habituada… talvez pelo facto de não conter leite (como muitos dos chocolates usados como topping têm). Não era mau, era apenas… diferente. 
               Por outro lado, para mim, a Smoothie bowl venceu, quer em aparência, quer em sabor. A eleita foi a Dragon ball – com pitaya, banana, abacaxi e limão. Reparem na forma como é servida, não é linda!? Com banana e granola de topping, e uma cor rosa maravilhosa, esta tigela foi sem dúvida uma delicia para os olhos e para a barriga. Além disso, o sabor de limão aqui não era tão notório (aliás, não era nada notório) quanto comparado com as panquecas! A textura era maravilhosa, o sabor maravilhoso… fiquei encantada!


O Serviço 

               A simpatia do staff combina com o espaço – e não esperava outra coisa. Os sorrisos são uma constante, o atendimento é exemplar, tudo foi apropriado.
               No entanto, senti uma certa desorganização em termos de coordenação da cozinha. Uma coisa que não aprecio muito nos restaurantes e cafés é quando trazem um dos pratos primeiro e só longos minutos depois trazem o outro… e foi justamente isso que aconteceu. A smoothie bowl chegou mas só uns largos 10 minutos depois é que as panquecas fizeram a sua aparição. A justificação foi a preparação do chocolate para as panquecas e é, essencialmente, uma justificação legitima. No entanto poderiam ter trazido os dois pratos em simultâneo de qualquer das formas.


Para terminar…

               Se procuram um espaço lindo, tranquilo, um cenário perfeito para umas fotos maravilhosas para o Instagram, com comida boa, vegan e reconfortante, não deixem de visitar o Botanista que não se vão arrepender!
               Achei muito curioso um pormenor: uma vez que coleciono cartões de restaurante, pedi um. E geralmente fico um pouco chateada quando não têm. Mas desta vez não fiquei porque me deram uma excelente justificação: Não têm cartões porque primam por minimizar o desperdício de recursos. Não é fantástico?

               E se decidirem visitar o Botanista, aproveitem a oferta de um prato usando o Zomato Gold! (Se não és Zomato Gold, ganha 25% de desconto na subscrição com o código PATR0876)



O Botanista Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...