[#Reflexão] De que forma os media controlam a nossa forma de pensar?

27.7.20


Quando perguntamos a alguém “qual é o teu maior medo?”, de entre muitas respostas possíveis, muitas vezes ouvimos “Eu tenho medo de cobras…” Ou “Eu tenho medo de tubarões…” Mas porque é que estes animais são tão temidos?

Diria que a maior parte dessas pessoas nunca esteve frente a frente com um tubarão ou uma cobra, ou qualquer outro animal selvagem intitulado de perigoso. No melhor dos cenários, viram no Zoo.

Então porque têm medo deles?

A resposta é simples: Por causa dos média.

Tirando os documentários da natureza que, apesar de ainda assim serem parciais, tentam mostrar o ciclo de vida dos animais de forma próxima à realidade, a maior parte do contacto que temos com estes animais é através de ficção.

As cobras, os tubarões, os crocodilos, entre outros, são protagonistas de muitas cenas de terror em múltiplos filmes, havendo inclusive é títulos de sucessos de bilheteira que se centram no poder e no medo que estes animais causam.

Pior do que isto, estes filmes mostram estes animais a atacar pessoas, muitas vezes sem razão aparente, tal como se fossem homicidas psicopatas que se rejubilassem numa cena de carnificina.

E isto não podia estar mais longe da verdade. Na natureza, quando um animal se sente ameaçado, a primeira reação é fugir. Apenas quando não tem outra hipótese é que ataca.

Então porque é que as pessoas têm medo destes animais?

Porque os media assim o querem!

Mas já pensaram que isto que os media fazem com estes animais, fazem com outras coisas? Já repararam que, indiretamente, estão a moldar-nos a mente para entrarmos em padrões estipulados por eles (ou por outras pessoas com interesses específicos) que influenciam a nossa forma de nos comportarmos?

Pegando noutro exemplo… Porque é que os personagens principais das histórias são sempre lindos e maravilhosos? Ou, quando têm vidas mais comuns, roupas banais, ou que são mais “feios” para os padrões estipulados, só ficam realmente felizes quando se tornam belos e ricos? Ou porque é que nas redes sociais só se mostram as caras e corpos ideais, os acessórios bonitos, as férias de sonhos…?

Indiretamente, a nossa mente começa a associar determinados padrões de beleza à felicidade – da mesma forma que associamos determinados animais ao perigo e ao medo. Seguindo o mesmo raciocínio, começamos a pensar que o nosso valor é determinado pela nossa aparência física, pelos nossos bens e posses, ou pelo nosso estatuto social.

Mas será verdade assim?

Não, claro que não!

Isto é aquilo que a sociedade quer que nos acreditemos. E isso consome-nos, torna-nos infelizes, leva-nos ao consumismo, leva-nos a adotar padrões irrealistas… em suma, torna-nos eternos insatisfeitos e miseráveis.

Está na altura de mudar.

E fica aqui o desafio. Já alguma vez tinhas pensado sobre isto? De que forma é que aquilo que vês afeta a forma como te vês?


Também podes gostar

6 comentários

  1. Que mensagem linda, Patty! Realmente um tema para reflexão. Querem nos manipular para quê? Normalmente sempre tem dinheiro envolvido nisso, querem nos vender uma imagem, um relacionamento, uma pessoa, uma vida! Cabe a nós perceber e escapar disso, e quanto mais rápido, melhor!

    Um beijo! Parabéns pela escrita impecável!

    https://claraaoliveira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo! É tão facil sermos "manipuladas" por o que os media nos dizem... especialmente as redes sociais! Mas também cabe a nós abrir os olhos e não cair nesse esquema :)

      Muito obrigada!

      Um beijinho *

      Eliminar
  2. Já, querida Patty! Sei que os meios de comunicação social têm uma enorme importância na nossa vida e nas nossas atitudes. Fazem-se tatuagens, pke o "x" ou "y" fez e são pessoas famosas, mas todas têm um significado, acrescentam eles(as).
    Evidente que já não nos vestimos como no século XIX, mas logicamente, vamos acompanhando sem exageros a moda em geral.

    Eu cada vez estou mais minimalista. Tenho móveis a mais, roupas e sapatos e ao longo da vida o nosso corpo vai mudando com a idade.

    Qto aos animais, és capaz de teres razão. A 1ª reação de um touro qdo vê uma pessoa é virar-se e não lhe ligar nenhuma, mas se for espicaçado, então avança. Conheci um casal que tinha uma grande moradia com quinta e k tinha lá um leão, desde pequeno, que era a melhor companhia deles.

    Um grande beijinho e abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito da filosofia minimalista, para tudo - quer seja para objectos e roupas, como para ideias. Enchermo-nos de tralha - fisica ou mental - não é de todo saudavel e leva-nos a um grande mal estar. E estamos constantemente a ser bombardeadas com imagens de pessoas que levam a vida dita perfeita e vivemos a nossa a sentirmo-nos miseráveis porque não somos essas pessoas.
      Temos de ser felizes como somos :)

      Obrigada! Um beijinho *

      Eliminar
  3. Oh minha querida, que texto maravilhoso.
    Eu não penso muito nisso, raramente vejo televisão, nunca estou a par das novas atualidades, raramente leio ou vejo notícias. Procuro ler e ver somente assuntos que realmente me interessam. O que às vezes também me leva a estar desatualizada de mais������ o exemplo que deste dos animais faz todo o sentido, tenho um pavor enorme de cobras no entanto nunca estive em contacto com nenhuma.
    Mas acho que estamos a viver numa era em que já não são só os média que querem controlar a nossa forma de pensar, vivemos rodeados de pessoas que no querem sempre impor qualquer coisa, que nos querem fazer acreditar que a sua forma e maneira de estar na vida é que é a correcta e por aí adiante...
    Que nunca percamos o descernimento de pensarmos, refletirmos e analisarmos.
    Beijinho grande querida.
    ��♥️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia concordar mais... E nisso, as redes sociais têm desempenhado um papel fulcral pois estão a fazer-nos crer constantemente que estamos a viver da maneira errada...
      Mas olha, acho que fazes bem em desligar-te um pouco dessas coisas - as noticias são sempre tragédias e para desgraças já bastam as simples do dia-a-dia :)

      Obrigada pela mensagem!

      Um beijinho *

      Eliminar

Podes gostar de...