[#Reviews] Tasting Places: Miss Jappa

24.9.20

(NOTA: Este restaurante foi visitado antes do início da pandemia do COVID-19)
Hoje vou-vos falar de uma experiência gastronómica que tive com a mulher da minha vida – a minha mãe. Geralmente, não é ela a minha companheira de aventuras de encher a barriga, mas desta vez foi… e foi num dia especial: o dia da mulher!
E os astros alinharam-se todos nesse dia: Dia da mulher, com a mulher da minha vida, num restaurante chamado… Miss Jappa! Apesar de tudo, e como o dia da mulher é todos os dias, aqui vos vou contar esta experiência no feminino!

O Espaço

Situado no Príncipe Real, bem perto do jardim, encontra-se a Miss Jappa! Este restaurante, com fortes influências japonesas, leva os seus clientes para um ambiente tranquilo, delicado, mas muito relaxado.
As inspirações japonesas encontram-se nos pequenos detalhes: desde as pinturas, às garrafas expostas de bebidas provenientes deste país (como o saké), às linhas rectas e modernas que preenchem o espaço nas mobílias, as mobílias escuras tipicamente associadas a restaurantes nipónicos… enfim, com bastante atenção, conseguimos encontrar muito mais referências do que aquelas que observamos à primeira vista.
O restaurante em si é relativamente pequeno, mas o espaço está muito bem aproveitado: à entrada encontra-se a sala de refeições principal. Depois, um corredor onde se encontra o balcão onde as peças de sushi e bebidas são preparadas leva a uma continuação da sala principal, onde mais algumas mesas se encontram. Existe, além disto, uma pequena pérola nas traseiras: um pequeno jardim, onde se pode degustar a refeição a respirar um pouco do ar exterior!
As mesas estão postas de forma simples, com todos os utensílios necessários e essenciais para devorar uma boa refeição asiática: um prato bem estiloso, tigelas para o molho de soja, guardanapos e, como não poderia faltar, pauzinhos!
Um último detalhe que gostaria de ressaltar encontra-se na sala mais pequena, após o balcão. Uma boneca de olhos grandes – aqueles que encontramos tipicamente nos animes – baloiça sobre uma das mesas. Esta boneca parece também ser aquela que ilustra os cartões de visita do restaurante, que são bastante estilosos!


A Comida

Como o próprio nome indica, a comida da Miss Jappa é inspirada – logicamente – no japão! O menu inclui alguns dos clássicos da comida nipónica – desde as gyozas (de influencia chinesa) e okonomiyaki (uma espécie de panqueca japonesa), ao ramen e ao sushi (os clássicos pratos principais), terminando com sobremesas com elementos como o matcha e o gengibre… a essência estava lá.
Mas antes de falar naqueles que foram os nosso eleitos para esta experiência, queria falar de uma pequena oferta que nos foi feita, ao início da refeição. Como era dia da mulher, foi-nos oferecida uma bebida – Sakeria de Frutos vermelhos e hortelã! Esta adaptação da sangria leva saké, a aguardente japonesa. Confesso que, como não gosto muito de bebidas alcoólicas, fiquei de pé atrás, mas… dei uma chance e…. amei! O sabor a álcool quase não se sente, é doce, fresca… deliciosa!
Agora regressando aos petiscos…! Iniciamos a nossa refeição com um “Quantos queres?”, que é essencialmente um conjunto de pequenos snacks – crocantes de wasabi, amendoins caramelizados, hóstias de camarão e um quarto snack que não me lembro de que era, mas tinha um toque ligeiramente picante – servidos num suporte de papel dobrado da mesma forma que o tradicional jogo dos quantos queres! Além de ser um ótimo petisco para acompanhar uma bebida, a originalidade do empratamento fez com que ganhasse pontos extra! Amei!
Para pratos principais, optamos por experimentar os dois clássicos. Começando pelo Ramen de espinafres, abóbora e cogumelos shitakê… (A foto não ficou boa mas....) Meu deus! Podemos falar do empratamento? Lindo! O ovo, com a gema molinha dá um toque de graça a este prato rico em sabores. Os noodles lembram um pouco aqueles instantâneos em aspeto, mas acho que em termos de sabor ficaram aprovados! O caldo é rico, reconfortante e balança bem toda esta combinação! É um prato aconchegante e delicioso!
 Claro que tínhamos de experimentar também um combinado, e pedimos um Sushi to Sashimi de 20 peças, que incluía 12 peças de sushi de vários tipos e 3 variedades de sashimi! O peixe parecia fresco, as peças devem ter sido feitas na hora, e confesso que aquele tamanho de nigiri (mais pequeno que o habitual) é o ideal para conseguir comer numa dentada! A única coisa que não gostei muito foi o cheiro das “ervinhas” decorativas… ainda fiquei com algum receio porque me parecia algo que já estava cortado à muito tempo mas como não fiquei doente, está tudo certo!
Por fim, terminamos em grande com duas sobremesas! Pão de ló de matcha e natas frescas foi a primeira eleita: é um pão de ló absolutamente adorável, liquido no centro e fofo nas bordas, com um gosto suave a matcha. A matcha está mais presente nas natas, onde se nota um sabor bem mais forte. Vem também acompanhado com um crumble bastante crocante que complementa o prato.
A segunda sobremesa – e devo dizer, a estrela das sobremesas- foi esta pequena e adorável tarte de chocolate, com caramelo e gelado de gengibre. Oh meu deus… por onde começar? A tarte tem um sabor decadente a chocolate, forte e delicioso, que contrasta na perfeição com o doce do caramelo e o ligeiro travo picante do gelado de gengibre que é algo de fenomenal! Adorei!


O Serviço

Quando chegamos ao restaurante, este estava vazio. Claro que isto tem as suas vantagens – o atendimento é muito mais personalizado, e a atenção acaba por ser toda para nós. No entanto, apesar de durante a refeição o espaço ter ido enchendo, esse cuidado e simpatia não diminuiu em nada!
A comida vinha bastante bem confecionada, e chegou muito rápido! O empratamento também era bastante bonito e original, em especial o das entradas (confesso que quando as acabamos tive vontade de jogar ao “Quantos queres?” :b)

Para terminar…

Demorei bastante a visitar este espaço. A ambição de lá ir já perdurava, mas ainda não tinha surgido a oportunidade certa. Mas agora que aconteceu, arrependo-me de não ter ido mais cedo. A Miss Jappa é mais um daqueles espaços que nos oferece a trilogia completa: espaço, comida e serviço de qualidade.
Este local é o ideal para um almoço ou jantar descontraído, ou até só para um petisco e uma bebida, entre amigos, pois todo o ambiente incentiva a uma boa conversa e a um momento de descontração. Experimentem e digam-me o que acharam! :D

(NOTA: Este restaurante foi visitado antes do início da pandemia do COVID-19)

Miss Jappa Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

0 comentários

Podes gostar de...