[#Reviews] Tasting Places: Peking Peking

26.11.20

(NOTA: Este restaurante foi visitado antes do início da pandemia do COVID-19)
Sabem aqueles pratos que associamos sempre a um país? Tipo quando associamos o pastel de nata a Portugal, a pasta a Itália, o sushi ao Japão, a coxinha ao Brasil… Parece que todos os países têm aquele prato que se destaca acima de toda a restante gastronomia igualmente emblemática do país.
No caso da China, apesar de todas as delícias que são até consumidas com mais frequência, uma coisa que eu penso logo é no Pato à Pequim! Bem, o próprio nome já remete para a China, mas além disso é um ex-libris da cozinha chinesa. Quando descobri o Peking Peking, o restaurante em Lisboa que se especializa nesta iguaria, tive de lá ir.
E agora vocês juntam-se a mim nesta aventura gastronómica.


O Espaço

O Peking Peking fica no Parque das Nações, mesmo ao lado do Vasco da Gama, mas num sítio onde passa um pouco despercebido. No entanto, vale a pena procurar esta pequena (grande) pérola!
A primeira coisa que vemos ao entrar é um pequeno hall e umas escadas, mas já este pequeno recanto está adornado com motivos que associamos certamente à cultura chinesa. Ao cimo das escadas, duas senhoras chinesas, do staff, esperam-nos com um (raro) sorriso. A sala é ampla, de tonalidades escuras – pretos e vermelhos – coberta com mesas grandes e pequenas suficientemente separadas para dar alguma privacidade aos clientes. Existe também uma zona separada por uma estante aberta, onde se encontram alguns elementos decorativos e, entre eles, patos de loiça.
Uma coisa que reparei foi na dimensão das mesas, mesmo daquelas para duas pessoas. São grandes, com espaço suficiente para comer à vontade e tendo os diversos pratos com as iguarias espalhados sobre a mesa. As loiças são porcelanas chinesas, brancas e azuis, muito delicadas! As mesas estão postas com talheres mas podem pedir pauzinhos e – surpresa das surpresas – não são dos de madeira descartáveis mas sim os tradicionais! Adorei este detalhe.


A Comida

Como vos disse, a iguaria do menu do Peking Peking é o Pato à Pequim. No entanto, como não poderia deixar de ser, eles têm todo um menu semelhante a um pequeno romance em termos de tamanho com os mais diversos pratos típicos da gastronomia Chinesa. Claro que tinha de experimentar o Pato à Pequim, e curiosamente têm um menu específico para este prato para duas ou quatro pessoas. Foi precisamente isso que pedimos e que agora vou partilhar convosco!  
Começamos com uma sopa de milho e ovo. É um caldo que se assemelha a canja, um pouco espesso, com milho e ovo. Estava mesmo muito quente quando foi servido, mas ainda assim estava delicioso.
Como entrada, como não podia deixar de ser, chegaram-nos crepes chineses de legumes e almondegas fritas. Os crepes eram maravilhosos! A massa era fina e muito crocante, e o recheio cheio de sabor. Com um toque de molho agridoce ou molho de soja ficou de ir aos céus! Por outro lado, as almôndegas tinham um sabor muito forte a algo que eu não consegui identificar e não gostei tanto…
O rei da mesa foi, obviamente, o Pato à Pequim. Servido num tabuleiro na sua forma tradicional – com os pequenos crepes chineses quadrangulares, tiras de cebolinho e de pepino e o molho cujo nome desconheço mas que sabe bastante bem, e a carne do pato cortada em tiras com a pele. A ideia é utilizar um dos crepes, colocar um pouco de cebolinho, de pepino, umas fatias de pato e um pouco de molho, enrolar e comer! A combinação é, sem dúvida, soberba! Além disso, uma das particularidades deste prato é a pele do pato. Confesso que não aprecio nada comer a pele, no entanto dei uma oportunidade e provei – realmente é muito crocante! Ainda assim, não me conquistou tanto como o resto da refeição.
Além de todos estes acompanhamentos, veio também uma porção generosa do tradicional arroz Chao Chao que eu devorei em menos de nada, confesso!
Adicionalmente, os ossinhos e pedacinhos de carne que não foram aproveitados para o prato principal foram fritos e servidos numa cama de hóstias. Nada se desperdiça!
Para terminar, claro que tinha de experimentar uma sobremesa (sim, ainda havia um espacinho para o doce depois deste banquete!). Um gelado frito calha sempre bem… mas há muito tempo que não comia um tão delicioso! A massa exterior era deliciosa – muito crocante na superfície exterior mas bastante suave no interior, cheia de sabor! O gelado de baunilha vinha intacto e contrastava perfeitamente com a casquinha exterior. Divinal!


O Serviço

Muitas vezes, o que eu noto nos restaurantes de gastronomia tradicional Chinesa é uma grande distância entre o staff e o cliente. Eles andam sempre de cara fechada, expressão séria e, apesar de não serem de forma alguma mal-educados, acabamos por não nos sentir assim tão bem recebidos. No entanto, o staff do Peking Peking pareceu-me bastante mais caloroso do que o esperado e ainda vimos alguns sorrisos.
Fui também surpreendida pela rapidez do serviço. Após fazermos o pedido, nem passaram 5 minutos que já tínhamos os primeiros pratos a chegar, e ao fim de 10 tínhamos uma mesa completa e maravilhosa, e estômagos esfomeados à espera de provar tudo!


Para terminar…

Gosto muito de sair satisfeita de um restaurante, e desta vez foi precisamente isto que aconteceu – comida boa, serviço surpreendentemente agradável, espaço muito tranquilo… Adorei. Mesmo!
Se gostam de se aventurar pelo mundo da gastronomia Asiática, o Peking Peking tem certamente de constar do vosso roteiro! Além dos menus, tem muitas outras iguarias e, além disso, podem também usufruir de um prato de oferta com a utilização de Zomato Gold. De que estás á espera!?
(Se não és Zomato Gold, ganha 25% de desconto na subscrição com o código PATR0876)




Peking Peking Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

2 comentários

  1. Que lugar lindo! Sou um pouco chata com comida acho que tenho um paladar bem infantil hahaha
    Já me arrisquei a comer sushi, tinha tanta vontade de experimentar e acabei não gostando :'(
    Mas a carne desse prato parece estar gostosa e me arriscaria a experimentar!
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderEliminar

Podes gostar de...