[#Experiências] Fiz uma sessão fotográfica profissional!

5.11.20


Venho aqui fazer um anuncio... Na verdade, gostava de conseguir fazer um pouco de suspance mas o titulo denuncia-me. De qualquer forma, já posso riscar uma coisa da minha lista de 24 coisas para fazer antes de 2024 (que podem ler aqui)… Fiz uma sessão fotográfica!

Confesso que nunca me senti muito confortável em frente da camara. Acho que tem a ver com a timidez, uma característica muito vincada da minha personalidade que apesar de já dominar, às vezes ainda se manifesta. E também tem a ver com a minha auto-estima, que estou a construir, mas que na maior parte das vezes ainda parece destruída, sobretudo quando vejo fotografias minhas. Esta mistura explosiva faz-me sentir muito desconfortável à frente da objectiva.



No entanto, decidi que havia celebrar a minha vitoria a nível de recuperação, com uma sessão fotográfica. Idealizei este evento para celebrar a chegada à minha meta de peso (por outras palavras, ter atingido um peso que fosse normal para mim), chegada essa que se deu no inicio deste ano de 2020. Só que devido a todos estes acontecimentos que se têm vindo a suceder, esta sessão foi sendo adiada e acabou por acontecer apenas em Agosto deste ano.

Porque só vos estou a falar disto agora?

Porque já tenho as fotografias!

Mas vou contar-vos um pouco sobre a minha experiência. A minha mãe conhecia a Niuza – a fotografa que fez este maravilhoso trabalho – e em conjunto planeamos as 3 esta sessão. A Niuza é fantástica, com um trabalho impressionante e talento nato. Ela dedica-se sobretudo a fotografia de família e fotografia no exterior. Ela também gosta de contar historias através de cada frame que captura na sua camara.  Por isso, contei-lhe a minha historia e o simbolismo desta sessão, pois era precisamente isso que queria com a sessão: contar uma historia.

Quando fomos para a praia, eu sentia-me um pouco inibida. Mas a Niuza, mais uma vez, foi fantástica e pôs-me completamente à vontade. Depressa me esqueci do efeito que a camara costumava sortir em mim e deixei-me levar pelo momento e pelas indicações que ela me ia dando. Ela tem uma energia muito positiva que é contagiante, e está constantemente a incentivar e a motivar durante a sessão, mantendo os níveis de energia sempre em cima.

Fotografamos 3 conjuntos de roupas, 2 deles escolhidos especialmente para as fotos, e um deles escolhido por ser o conjunto que eu usei para me fotografar durante este processo, semanalmente – o conjunto do top e calções preto. Começamos a nossa sessão ao final do dia e terminamos ao por do sol, pelo que foram capturadas diferentes tonalidades de luz, se céu e de sol, cada um deles transparecendo a sua magia e simplicidade.

O resultado? Fotografias muito naturais, capturando emoções, momentos… e que contam uma historia. Não podia estar mais feliz com o produto final!

A sessão fotográfica resultou em 45 fotos impressas, e contou com a participação
dos meus pais que, afinal de contas, foram os meus maiores suportes neste percurso, bem como na vida. Além disso, a Niuza fez um slideshow com algumas das fotos  que ficou simples mas tão bonito…!


Para conhecerem mais do trabalho da Niuza, vejam o Instagram e o Facebook dela e deliciem-se!

Também podes gostar

3 comentários

  1. OLá, Patty!

    Estava a aguardar por esta publicação...
    já vou conhecendo o teu percurso e o que dizes no texto de as fotografias contarem uma história, a tua história, é totalmente verdade. O slideshow conta efetivamente essa história.
    A parte em que vais subir as escadas - 1º hesitação/ganhar coragem, sobes,..., quando chegas ao topo a libertação - esta é a minha leitura.
    Fiquei emocionada com as fotos dos teus pais!
    Muitos, muitos parabéns por mais esta concretização!

    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
  2. Muito importante celebrar cada conquista e as fotos ficaram super bonitas.

    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar

Podes gostar de...