6 Sintomas estranhos que desenvolvi quando tinha baixo peso

4.3.21


 Vou começar este post com uma frase bastante obvia: Viver com anorexia, ou qualquer outro distúrbio do comportamento alimentar, ou até com qualquer doença, não é fácil.

Mas viver com anorexia é particularmente difícil porque, obviamente, o nosso corpo deixa de funcionar como normalmente, mas existe um sem-número de sintomas que podem surgir, mas que não são muito falados.

Geralmente, a anorexia é associada a alguns sintomas clássicos, como a perda da menstruação, a magreza extrema, anemia, e a depressão. Depois, durante a recuperação, os sintomas gastrointestinais são muito comuns – inchaço abdominal, náuseas, gases, enfim…

Mas existem outros sintomas que, apesar de serem até comuns, não são falados – por vergonha, desconhecimento ou desconforto. Hoje vou-vos falar de 6 sintomas que experienciei devido ao meu baixo peso, que são pouco falados.

 

Frio intenso

Eu sempre fui uma pessoa muito pouco friorenta, mas, quando tinha baixo peso, foi um dos sintomas de que sofri com mais intensidade. E não era um frio qualquer. Era um frio, que sentia dentro dos meus ossos e que era muito, mas mesmo muito difícil de controlar. E o mais estranho é que muitas vezes surgia do nada, sem razão aparente. Lembro-me que havia alturas que me colocava mesmo em frente ao ventilador da casa de banho, na temperatura máxima, e mesmo assim não conseguia aquecer. Era terrível. A explicação para este sintoma é obvia: a gordura ajuda na termorregulação e eu tinha uma percentagem quase nula de gordura corporal.

 

Pilosidades nas costas

Este foi provavelmente um dos primeiros sintomas (ou sinais) que o meu corpo sofreu, mas que eu negligenciei completamente. Um dia, a minha mãe apercebeu-se que eu tinha uma pilosidade estranha – muito fina, quase incolor, mas muito abundante – nas minhas costas. Tanto eu como ela desvalorizamos a situação pois achávamos que deveria ser causado pelas desregulações hormonais que na altura achávamos que poderia ser Síndrome do Ovário Poliquistico (que causa hirsutismo – aumento da pilosidade). Mas esse diagnostico estava errado e essa pilosidade tem um nome: Lanugo. Na verdade, este é o pelo que cobre os bebés quando nascem, e têm a função de proteger o bebé do frio, mas que desaparece ao fim de algumas semanas após o nascimento. Essa pilosidade não volta a surgir nos humanos, exceto em situações de desnutrição extrema em que o corpo ativa os seus mecanismos de sobrevivência para controlar a temperatura – e daí acontecer em casos de anorexia.


Suores nocturnos

Este sintoma em particular deu-me muitos nós na cabeça. Durante várias noites, geralmente espaçadas e completamente aleatórias, acordava durante a noite completamente encharcada em suor, ao ponto de ter de trocar de pijama. Muitas vezes pensava que tinha febre, mas não. Inclusivamente falei com a minha médica sobre isto e a verdade é que a única coisa à qual poderia associar este sintoma em especifico era à anorexia. O porquê disto acontecer... não sei. O meu pensamento cientifico sugere-me que poderá ser resultado do acelerar do metabolismo resultante do aumento da ingestão calórica.

 

Perdas de urina

Este foi o sintoma mais estranho e mais embaraçoso que eu senti. E falo dele porque é muito, mas mesmo muito difícil encontrar alguém que partilhe esta experiência, precisamente por causa da vergonha. A minha bexiga tornou-se hipersensível, durante a minha fase de peso mais baixo e durante o processo de recuperação também. Quando tinha de ir à casa de banho, tinha MESMO de ir, não aguentava muito tempo. E à noite era outro 31, o que originou algumas perdas de urina. Não sei porque é que isto acontece, mas a verdade é que assim que comecei a ganhar peso, esta pseudo-incontinência desapareceu. Acredito que tenha a ver com hiperatividade do rim e retenção de líquidos durante o período de ganho de peso, mas não tenho a certeza.

 

Dores articulares

Outro sintoma estranho que sofri durante as fases de baixo peso, recuperação, e que ainda hoje se mantém, são as dores articulares. Estas dores manifestam-se principalmente ao acordar, e eu sempre senti principalmente nas mãos. Acho que a principal causa destas dores tenham a ver com os danos ósseos e das lubrificações das articulações durante os períodos de carência nutricional, e também com o excesso de exercício que também fazia nas minhas fases mais críticas.


Apatia

Por fim, tenho de falar também de um sintoma psicológico que sofri quando o meu peso estava mais baixo – a apatia. Sentia uma ausência completa de emoções durante a fase de carência nutricional, incluindo a ansiedade, algo que me acompanhou durante quase toda a vida. Mas também não sentia alegria nem entusiasmo por nada. Quanto muito, as minhas emoções variavam entre uma profunda indiferença a uma certa irritação. Por um lado, não sentia emoções negativas o que era ótimo, mas por outro, não desfrutava das emoções boas.

 

 Por fim, queria terminar com uma pequena observação. A verdade é que a anorexia vai muito para além da magreza. É uma doença que nos afeta física e psicologicamente e todos os sintomas devem ser analisados por um médico. O acompanhamento por uma equipa multidisciplinar é essencial para o sucesso e para a cura!


*

Gostaste do post? Partilha com os teus amigos! E aproveita e deixa um comentário com a tua opinião! É muito importante para mim :D

Também podes gostar

10 comentários

  1. O que colocas aqui da tua experiência é louvável. Nunca tendo sofrido de anorexia, é impossível deixar de reconhecer a utilidade do que fazes. Obrigado por isso. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! De facto a anorexia é algo muito pouco falado e espero realmente poder fazer a diferença :)

      Um beijinho*

      Eliminar
  2. Olá!
    Obrigada por partilhares esta publicação tão pessoal. Não fazia ideia de nenhum destes sintomas existirem, para além do frio intenso. Lamento que tenhas passado por essas dificuldades, e ainda bem que conseguiste superar e que continuas a trabalhar na tua saúde mental, a inspirar os outros e a trazer estes problemas para sermos informados e estarmos alertas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito muito muito obrigada!
      É um problema dificil de superar, mas que é possivek!

      Um beijinho grande*

      Eliminar
  3. A minha irmã quando passou por uma situação idêntica também tinha algum desses sintomas... :(
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É dificil... Mas a parte boa é que podemos dar a volta!

      Um beijinho*

      Eliminar
  4. Wow que coragem querida! Não sabia de alguns sintomas que descreveste e realmente é importante falar sobre isto. Muita força para ti!
    Beijinhos


    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada minha querida! Realmente há poucas pessoas a falar sobre isto mas felizmente é uma situação superável!

      Um beijinho*

      Eliminar
  5. Olha, li o seunpost e acho muito interessante alguém que passou por isso, mostrar para outras pessoas o quanto afeta o nosso corpo é psicológico, parabéns pela coragem. Beijos flor. Boa sorte!

    www.mulhernovaera.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma situação complicada e muito pouco falada mas superável! Obrigada :)

      Um beijinho*

      Eliminar

Podes gostar de...