5 sinais de alerta de uma perturbação alimentar

29.3.21

 

Acreditem em mim quando vos digo que uma perturbação alimentar pode ser bastante subtil. Um amigo ou uma amiga vossos pode estar a sofrer em silêncio de uma má relação com a comida a nível patológico sem que ninguém se aperceba.

A anorexia e outros distúrbios alimentares são chamadas doenças do comportamento alimentar, pois o foco principal é o comportamento. São doenças psicológicas e por isso muitos dos sintomas manifestam-se a nível comportamental, e começam muito antes dos sintomas físicos se tornarem visíveis!

De forma a alertar para esta temática, recuei no tempo para analisar o meu próprio comportamento quando estava a sofrer de anorexia com outros olhos e detetar todos os sinais de alerta que tinha.

Mas antes de ir direta ao assunto, relembro que estes sinais de alerta são baseados na minha experiência pessoal, que individualmente podem não significar nada, mas que se surgem num contexto de que a pessoa começa a perder peso de repente, ou tem outros comportamentos ou sintomas anómalos, pode ser relevante. Além disso, não substituem de todo a visita a um profissional de saúde especializado na área. Se precisarem de ajuda, por favor procurem um profissional!

 

Cancelar planos por medo das refeições

A vida de alguém que sofre de um distúrbio alimentar gira em torno da comida, das calorias e da forma de as compensar. Um convite de última hora para ir comer um gelado de um amigo é algo banal e muito apreciado para qualquer um, mas para alguém que convive com estas doenças pode ser um inferno. É uma grande red flag se e alguém cancela repetidamente os planos que envolvem comida.

 

Planear a rotina em torno da atividade física

Um dos comportamentos compensatórios mais comum em casos de anorexia, bem como outros distúrbios alimentares, é o exercício físico compulsivo. No meu caso, os meus dias eram montados em torno de uma rotina de exercício rígida – muitas vezes 4 ou 5 horas de caminhada ou jogging por dia. Isto não é saudável e é um grande sinal de alerta, embora muitas vezes quem passa por isso o esconda.

 

Ganhar um interesse súbito em cozinhar

Existem pessoas que naturalmente têm a paixão pela cozinha. No entanto, quando alguém desenvolve um amor súbito por culinária, sobretudo em receitas mais saudáveis, com menos açúcar, menos gordura, ou se cozinha e não come o que faz, é um sinal de alerta também – e eu que o diga, porque fiquei viciada em programas de culinária e reproduzia as receitas sempre com o mínimo de gordura.

 

Evitar alimentos que antes gostava

Por último, se uma pessoa que era anteriormente apaixonada por pasteis de nata de repente deixa de os comer, muitas vezes deixando escapar em conversa que são “muito calóricos”… é definitivamente um sinal que algo está errado. Rotular os alimentos já de si é um comportamento desaconselhado, mas excluir da alimentação completamente com esta justificação pode ser um sinal de alerta.

 

As conversas são dominadas pela alimentação

Quando uma pessoa está em carência de nutrientes, a sua mente invariavelmente irá pensar em comida, e isto será notório em conversas. Uma pessoa que está constantemente a falar sobre comida, atividade física, fitness, receitas saudáveis… por dias contínuos, pode estar a manifestar sinais de uma perturbação do comportamento alimentar.

 

Alguma vez detetaram algum destes comportamentos em vocês ou em alguém que passou por um distúrbio alimentar?


*

Gostaste do post? Partilha com os teus amigos! E aproveita e deixa um comentário com a tua opinião! É muito importante para mim!

Também podes gostar

2 comentários

  1. Uau, fico admirada como estes simples sinais podem conter um distúrbio tão grande por trás, é realmente um alerta para mim e estarei mais atenta às pessoas que estão à minha volta. Obrigada por este abre olhos!
    Um beijinho enorme **

    ResponderEliminar
  2. Olá, Patty!

    Mais um "abre olhos" interessante e importante para quem está por fora. Obrigada.

    Aproveito para desejar uma Feliz Páscoa!
    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar

Podes gostar de...