[#Reviews] Tasting Lisboa: Tasca Fit

27.2.19

               
                Sejamos francos – o típico Tuga gosta de uma boa tasca. Todos nós conhecemos o esteriotipo do Tuga que vai para o balcão, pede a sua bejeca e um pires de alcagoitas (que é como quem diz, cerveja e amendoim) e fica ali na cavaqueira com os amigos sobre futebol ou outro assunto qualquer. Bem.. mas eu não sou homem, nem sou a típica tuga, nem gosto de cerveja…
                Mas gosto de conceitos originais, gosto de experimentar novas coisas e mesmo que me convidassem a ir a uma tasca eu não ia dizer que não! Mas a verdade é que já tinha a Tasca Fit debaixo de olho à bastante tempo e finalmente tive a oportunidade de lá ir degustar um bom almoço na companhia da minha mãe!


                Vamos lá?


O Espaço
 

                A Tasca Fit situa-se no Arco do Cego, mesmo junto ao Fitness Hut e, claro está, que esta tasca não tem nada a ver com aquilo que descrevi acima. No entanto, o conceito “Fit” e de “comida saudável” está bem vincado em todo o espaço e também no menu (do qual irei falar mais à frente).
                A decoração remete toda para a natureza, com muitas plantas e motivos florais, ambiente bem tranquilo… enfim, tudo aquilo que se espera ver num espaço exclusivamente dedicado a um estilo de vida saudável!
                A sala de refeições não é muito grande, mas ainda assim tem bastantes mesas! À entrada há uma pequena área que, presumo eu, deva estar reservada para aquelas pessoas que ficam à espera de mesa quando o espaço está cheio. Tem também um balcão que precorre uma parte da sala onde estão expostos doces e bolos que fazem uma pessoa salivar logo ao entrar…!
                Além dos elementos naturais, a Tasca Fit também tem uma vibe bastante moderna e descontraída – há varias frases espalhadas pelo espaço, a musica ambiente é bastante cool e o staff é muito jovem, o que faz com que uma pessoa até se sinta rejuvenescida.


A Comida

                O menu da Tasca Fit é basicamente composto por vários pratos que pretendem ser recriações mais saudáveis de alguns pratos portugueses – e não só! Além disso, inclui entradas e tapas saudáveis com conceitos interessantes, hambúrgueres (para os carnívoros e para os vegetarianos também) e sobremesas de babar! Tem também uma grande variedade de sumos naturais, que são feitos na hora, e chás – incluindo um chá que é do dia.

                E já que falamos de bebidas, comecemos já por aí! Optamos por provar o chá do dia – Tília, menta e frutos vermelhos! Um chá bastante rico, servido frio. Eu não sou muito fã de chá de tilia mas acho que neste conjunto de sabores até ficava bem! Os frutos vermelhos adicionados davam também um gostinho doce e ligeiramente ácido extra que encaixava na perfeição!

                Para entrada, optamos na verdade por uma tapa – a Caponata de Beringela. Servida num pires tal como as moelas e os picadinhos com carne de porco, esta tapa – sem qualquer entranha ou pedaço de carne – era basticamente um refogado de beringela, pimento, azeitonas e cebola, com algumas amêndoas também, servida com pão de sementes bastante crocante! Tem um sabor intenso e adocicado, mas bastante delicioso! Se tivesse de dizer algo menos positivo, seria que as amêndoas estavam um pouco a mais, mas isso é apenas um pequeno detalhe pois o resto era delicioso!

                Para prato principal, veio para a mesa o FitBurguer do Quintal – um hambúrguer de novilho com queijo de cabra, guacamole, ovo estrelado e mais uns ingredientezinhos maravilha, acompanhado com salada e chips de batata doce! Era um hambúrguer bastante bem composto e… bem, não é definitivamente um hambúrguer bom para comer à mão se não quiserem fazer uma grande badalhoquice ehehe. O hambúrguer em si era bem espesso e a carne super suculenta. O contraste com o queijo de cabra que tem um sabor forte era maravilhoso! E tenho também de mencionar que aqueles chips de batata doce eram divinais! Não eram nada gordurosos e estavam crocantes e deliciosos!

                Provamos também o Fitoque, que aparentemente é o prato mais antigo do restaurante! É peito de frango grelhado (bem… eu duvido que seja grelhado mas que estava bastante sequinho, estava! E isso para mim não é algo mau!) servido com uma porção generosa de arroz basmati, salada e batata doce salteada… oh e claro! Deveria ter um ovo mas optamos por pedir sem ele! O arroz estava como eu gosto, sequinho e não muito salgado. A batata doce é que para mim foi um desafio pois eu não sou grande apreciadora dela (apesar de gostar dos chips!) por causa da textura e do sabor serem bastante peculiares. Contudo, devo confessar que, apesar de estar bom, o hambúrguer ganhou a taça do prato principal! 

                Para terminar em grande… claro que tinhamos de escolher uma sobremesa em grande não é? E… pronto, não resistimos e fomos para o Fondue de frutas! Que posso eu dizer? Era um bocadinho de céu numa ardosia – e olhem que ardosia bonita que era…! O chocolate que nos serviram era negro, o que é ótimo para não se tornar muito enjoativo. Degustá-lo com todas aquelas frutinhas – e em particular o morango e o kiwi – foi só assim algo de maravilhoso! Palavras para quê?


O Serviço

                Curiosamente, tenho observado uma tendência bastante interessante nos últimos restaurantes que experimentei… e este não foi excepção. Em termos de tempo de espera, geralmente nunca esperamos demais pelas entradas nem pelos pratos principais, mas esperamos sempre bastante tempo pela sobremesa. Se calhar é alguma estratégia para nos deixar digerir um pouco a refeição que comemos antes de matarmos a gula…! Ou então sou eu que escolho sempre sobremesas que levam tempo a fazer. De qualquer das formas isto é apenas um pequeno detalhe.

                O staff é bastante simpático, embora se note que estejam a trabalhar de forma a rentabilizar o tempo o melhor possível… por outras palavras, o atendimento é bastante apressado.
                Os pratos vêm bastante bonitos até, mas não são os mais bonitos do mundo… no entanto, mais uma vez, isto é um pequeno detalhe e considerando que é uma Tasca, por muito Fit que seja a comida da tasca não é assim tão gourmet por isso isto faz certamente parte do conceito!


Para terminar…

                Foi uma aventura interessante num restaurante de comida saudável e bastante saborosa! As recriações e os pratos originais da Tasca Fit foram muito bem pensados e as sobremesas são de babar…! Fiquei com pena de não ter provado os brownies vegan… mas ficará para uma próxima!
                Este restaurante deve ser bastante popular pois não só teve bastante movimento enquanto lá estive, como vi inúmeras encomendas nas empresas de take-away a serem levadas! Em termos de qualidade-preço, está entre os valores normais que se vê por Lisboa, ou seja, não é nem caro nem barato! Mas certamente vale a pena a experiência!


Tasca Fit Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

2 comentários

  1. Mais um espaço que fiquei com vontade de visitar.

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    ResponderEliminar

Podes gostar de...