[#Reviews] Tasting Lisboa: Atari Baby

15.4.19


               
 Sabem aqueles lugares no Japão cheios de neons por todo o lado, com as raparigas vestidas à Lolita e videojogos e personagens de anime a cobrirem as lojas e as paredes? É um mundo muito estranho para nós – ocidentais – mas que de certa forma é fascinante precisamente por ser diferente… E é isso que o Atari Baby promete!
                Não sendo o típico restaurante Japonês, o Atari Baby permite aos clientes terem uma experiência gastronómica um pouco diferente daquilo que estamos acostumados – esqueçam um sushi super bem empratado num ambiente muito calmo, num espaço de traços simples, modernos e sóbrios. Aqui a aventura é outra….

                Preparados?


O Espaço 
 

                 O Atari Baby fica no ais do Sodré. Chama a atenção precisamente pelo néon que tem à entrada e que o faz destacar-se, especialmente à noite!  À entrada, somos presenteados por uma série de balões no teto, um baloiço e uma figura de desenho animado na parede!
                Existem duas partes no restaurante. Há um piso inferior que não cheguei a visitar onde há salas individuais para grupos onde se pode desfrutar de uma refeição e de seguida – vejam bem! – cantar karaoke! Depois, o piso térreo que é a sala de refeições propriamente dita e que lembra os pubs japoneses – inclusivamente, as mesas são rebaixadas e parece que comemos no chão (tal como eles comem sentados no chão), e ao fundo têm uma cozinha aberta onde se pode ver a confeção dos pratos.

                Tem uma atmosfera de bar. No entanto, eu esperava algo diferente – esperava mais neons lá dentro, esperava música pop japonês a tocar como musica ambiente… mas na verdade a musica ambiente era a típica comercial mas em versão acústica e as luzes, apesar de muito adequadas a um espaço de refeição, não eram neons.

                Ainda assim, sendo um restaurante-bar, não é de admirar que a mesa tivesse individuais de papel (bastante personalizados!), um prato para os petiscos e pauzinhos – porque restaurante japonês sem pauzinhos não é restaurante, certo?


A Comida

                 O Atari Baby tem um menu muito variado, constituído principalmente de petiscos (quentes e frios) e alguns pratos maiores (considerados pratos principais). Tem várias iguarias japonesas conhecidas como Ramen, Yakisoba, gyosas, sushi e sashimi, mas também tem a típica comida de pub como as panquecas japonesas e outras iguarias que se podem explorar pelo menu!

                Para entrada, veio um Okonomiyaki – a tradicional panqueca japonesa que vem recheada de legumes (couve e cebolo se não me engano), e leva também bacon, umas folhas de peixe seco chamado Katsobushi, maionese e molho tonkatsu. Confesso que à primeira vista fiquei um pouco apreensiva – especialmente ao ver aquelas “folhas” por cima (que é na verdade o peixe seco) e ao sentir um cheiro forte a mar – mas no geral até nem é um prato mau. Tem vários sabores intensos, umas notas adocicadas, nota-se também o sabor a gengibre, mas tem um bocadinho de gordura a mais para meu gosto… mas não deixa de ser uma entrada interessante e que eu estava bastante curiosa de provar.

                Para prato principal - e aqui confesso… fiquei mesmo muito surpreendida! – pedi o Tare-Don. É um prato de salmão que é frito e servido numa cama de arroz com legumes salteados e sementes de sésamo. O Salmão, apesar de frito não fica muito gorduroso; a camada de fora fica crocante e o interior é bem suave, tal como se quer um bom salmão! Os legumes vinham perfeitamente cozinhados e o arroz era magnifico e dava para comer de pauzinhos! Fiquei mesmo satisfeita e adorei o prato! Nota 10, definitivamente!

                Por fim, para terminar em grande, pedi para sobremesa o Fuji San – nome que remete ao Monte Fuji no japão. É um cheesecake de maracujá cuja base é um crumble de gengibre. O cheesecake em si é muito cremoso e a calda de maracujá não é demasiado doce, o que combina na perfeição. O crumble tem um sabor muito suave a gengibre (pessoalmente preferia algo mais forte!) mas combina muito bem com o resto da sobremesa… por isso foi também aprovada!


O Serviço

                 Considerando que não estava muita gente no Atari Baby quando lá fui, tenho de avaliar o serviço como bom e não excelente… isto porque tivemos alguma dificuldade por vezes a chamar a atenção ao staff quando precisávamos de alguma coisa. No entanto, fomos atendidos com simpatia e nisso não me posso queixar!

                A rapidez do serviço, por outro lado, é irrepreensível: as bebidas vieram rapidamente, os pratos também, e tudo maravilhosamente empratado, quente e muito saboroso! Não há razão de queixa.

                Um pormenor que tenho de ressaltar é que a conta vem numa caixa de cartas de pokemon! Não é uma ideia original e super adorável!?

Para terminar…

                Fãs de jogos de computador, de anime, de comida japonesa, curiosos, ou se procuram algum sitio diferente para comer… O Atari Baby é uma boa opção! Se gostam de cantar, ainda melhor pois podem desfrutar de uma noite de karaoke enquanto comem comidinha boa!

                Devo avisar, contudo, que não é o restaurante mais económico de sempre… no entanto as doses são bem servidas, o ambiente é agradável e a experiência no geral é bastante positiva e diferente, por isso vale sempre a pena o investimento!

Também podes gostar

2 comentários

  1. Só lá fui num evento da Zomato e provei uma ou outra coisa mas estava à espera de mais, devido à fama. Quero lá voltar mas com um grupo para poder provar de tudo um pouco hehe

    By Joana Lino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei bastante mas especialmente por causa do ambiente! Mas agora, segundo o Zomato, está fechado permanente :(

      Eliminar

Podes gostar de...