[#Dicas] Vamos falar de sustentabilidade – 7 dicas que adotei na minha rotina

11.6.19


                É um tema que está na boca no mundo. Ninguém é indiferente a este tópico. Na verdade, é um assunto em que toda a gente tem uma opinião formada, mas… será que fazemos realmente alguma coisa para mudar a situação? Sim, estou a falar de sustentabilidade.
                O que é que já fizeste hoje que possa ajudar o nosso planeta? Eu muitas vezes questiono-me sobre isto. A maioria das vezes acho que não faço nada para proteger o meio ambiente mas, no outro dia, numa reflecção mais profunda, apercebi-me que se calhar há muitas pequenas ações que adoto no meu dia a dia e que podem ser benéficas nesta questão da sustentabilidade! Se todos nós tomarmos decisões conscientes e consistentes, estas pequenas ações tornam-se grandes ações e, por sua vez, o seu impacto pode ser visível.
                Eu, como bióloga mas também como habitante deste planeta, sou muito sensível a estas questões e entristece-me saber que há pessoas que, desculpem a expressão, se estão a borrifar por estes assuntos. Por isso, decidi partilhar algumas medidas que adotei no meu dia-a-dia para minimizar a minha pegada ecológica e ser mais eco-friendly.

1. Usar uma garrafa de água reutilizável

Nunca saio de casa sem uma garrafa de água, mas há bastante tempo que uso uma garrafa de plástico reutilizável. Ainda não sou capaz de beber água da torneira (não é filtrada e eu não gosto daquele sabor…) e por isso ainda gasto plástico em garrafões de água, mas, no entanto, deixei de parte aquele hábito de usar e descartar as garrafas de plástico pequenas. O ambiente agradece!

2. Usar sacos reutilizáveis para as compras do supermercado

Outra coisa que carrego (quase) sempre comigo na minha mala é um saco de compras reutilizável. São pequenos, cabem em qualquer buraquinho e, além de vos pouparem uns trocos pois não têm de estar constantemente a comprar saquinhos no supermercado, também diminui a vossa pegada ecológica.

3. Minimizar o uso de sacos de plástico para as frutas e legumes

Uma das coisas que comecei a fazer recentemente é cortar no uso de sacos de plástico quando vou às compras de frutos e legumes. Não preciso de usar um saco para uma beringela, um saco para uma curgete, um saco para uma couve-flor… simplesmente coloco no cesto, e quando for cozinhar lavo muito bem! Claro que se for comprar meia dúzia de maçãs não dá muito jeito leva-las à solta… mas para isso ainda irei arranjar uma solução mais sustentável (apenas ainda não cheguei a essa solução!)

4. Reciclagem – sempre!

Na casa onde eu vivia antes não tínhamos ecopontos por perto. Na verdade, encontrar um ecoponto envolvia quase andar meio quilómetro e, por muito que andar a pé faça bem, ninguém quer andar a passear sacos cheios de lixo de um lado para o outro. Não se justifica não existirem contentores para a reciclagem a distâncias relativamente curtas das casas dos habitantes de Lisboa! Infelizmente (desculpa planeta) nessa altura tive de parar de fazer reciclagem, algo que me custou imenso. Agora já tenho ecopontos perto de mim, e a reciclagem voltou a fazer parte da minha rotina!

5. Privilegiar o uso de transportes públicos ou andar a pé

Adoro conduzir e tenho carta de condução desde os meus 18 anos! No entanto, uma coisa que eu sempre disse é… enquanto puder, estando a viver na Grande Lisboa, não irei usar carro. As minhas penas ainda são rijas para andar e, quer as pessoas se queixem ou não, a rede de transportes de Lisboa é bastante boa e cobre a cidade quase na sua totalidade. Além disso, agora com os novos passes torna-se muito mais económico e tranquilo andar de transportes – não se paga combustível nem portagens, não há chatices com estacionamentos… (é claro que há os atrasos e as “latas de sardinha”, mas… nada é perfeito não é?)

6. Minimizar o desperdício de água

Fechar a torneira ao ensaboar a loiça ou ao lavar os dentes tornou-se um hábito meu, e ajuda bastante a reduzir o consumo de água. Quero também fazê-lo no banho mas muitas vezes não faço por causa do arrefecimento da água ao ligar e desligar. De qualquer forma, eu sou daquelas pessoas que toma banho mega fast, não gosto de perder muito tempo na banheira e não tomo banho de imersão, por isso gosto de acreditar que o meu desperdício é mínimo.

7. Reutilizar, reutilizar, reutilizar…!

Aproveito todos os sacos onde trago as maçãs e os tomates (e as outras frutas que trado em maior quantidade) para o balde do lixo da casa de banho. Também aproveito os frascos dos doces e das compotas para arrumar frutos secos ou manteiga de frutos secos (ou até outra coisa como clips e afins!). Para pessoas criativas, usar alguns materiais recicláveis para fazer organizações, decorações e afins também é uma boa ideia! 

Existem muitas pequenas coisas que podem fazer para ajudar o ambiente! Desde o pequeno gesto de desligar a luz ao sair de uma divisão ou reduzir o uso de papel, até coisas mais complexas como fazer compostagem em casa, produzir alguns alimentos em casa, apostar na agricultura biológica, todas estas medidas contam. Se todos fizermos uma mudança, por mais pequena que seja, certamente faremos uma grande diferença.

                E vocês? O que fazem para ajudar o ambiente?

Também podes gostar

8 comentários

  1. Para além das dicas que deste, que são muito boas e que eu também sigo, decidi (tentar) erradicar o consumo/uso de produtos com óleo de palma. Como estou na casa dos meus pais não consigo controlar tudo o que é comprado lá para casa mas pelo menos as coisas que eu compro (por exemplo bolachas) garanto sempre que não têm óleo de palma ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já sabia que fazias isso :b não deve ser nada facil porque quase tudo leva oleo de palma... temos de ter mesmo muita atenção aos rotulos :(

      Eliminar
  2. Adorei o post , é essa a atitude :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com pequenos gestos mudamos o mundo eheh!

      Obrigada <3

      Eliminar
  3. Adorei as tuas dicas muitas já as faço, cá por casa em certas coisas como comprar fruta e legumes temos optado por comprar em comerciantes de rua, ás vezes são muito melhores e podemos trazer em caixas de cartão ou cestos em vez de sacos mas por vezes quando não dá para ir e temos de ir ao supermercado lá tem de ser os saquinhos mas normalmente trazemos sempre mais quantidades para não desperdiçar as sacas em só 1 produto e depois quando chego a casa reutilizo sempre essas sacas como tu falaste.
    Beijinhos,
    Throwalense

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sempre que posso também prefiro comprar os frescos em mercearias ou na praça, e a qualidade nem se compara! Além disso, apoiamos o comercio tradicional tambem eheh Há tantas pequenas coisas que podemos fazer :)

      Beijinhos <3

      Eliminar
  4. Nós precisamos de pessoas a tentar mudar! E são estas pequenas mudanças que fazem uma grande diferença!! Para os sacos eu uso uns de pano que são próprios para transportar as frutas e os legumes!! Mas também podes com os sacos que já tens em casa levar e reutilizar :D

    Eu tenho um blogue onde estou a tentar ser mais ativa e o meu objetivo é falar destes e outros temas. Tudo relacionado com a ecologia, sustentabilidade e ética. Também tenho um canal de Youtube com o mesmo propósito! Caso queiras ver, aqui fica :)

    Canal: https://www.youtube.com/channel/UCFSxFwBUO4vK64lhrW2reyw
    Blogue: https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Tenho de arranjar desses saquinhos para as frutas e legumes que devem dar imenso jeito! Muitas vezes acabo por trazer um do supermercado e meto tudo la dentro... ou quando dá nem trago nenhum!

    Vou ver o teu blogue também!

    Muito obrigada pelo comentario <3

    ResponderEliminar

Podes gostar de...