[#Reviews] Tasting Places: Varanda Azul

29.7.19

               

 Ao fundo, vê-se um manto azul chamado rio Tejo. Na mesa, comida que agrada as nossas papilas gustativas. E o cheirinho? E as texturas? E ainda temos direito a ouvir de longe alguém a gritar “GOLO!”. Uma experiência para os 5 sentidos, definitivamente!
                 Foi isto que a Varanda Azul nos deu. Um restaurante recente que surpreendeu, e muito, pelo contraste entre a simplicidade e a classe, pela estimulação de todos os sentidos e pela experiência que…


                … irei partilhar convosco!


O Espaço

                 Situa-se no Restelo, mesmo no complexo desportivo do estádio. Chama logo a atenção pelo nome em letras grandes na fachada do edifício – Varanda Azul!
É realmente uma varanda, considerando que a sala é toda envidraçada e, se tiverem sorte, podem acabar sentados junta às janelas e apreciar a refeição enquanto observam o rio. Infelizmente não tive essa sorte mas não foi, de todo, algo que estragasse a experiência.
O espaço emana requinte e classe, mas também simplicidade. Faz-nos sentir que estamos num espaço de um certo nível (if you know what i mean) mas sem aquela pressão de termos de andar todos pipis para lá entrar. É quase como um equilíbrio entre o formal e o descontraído muito bem conseguido.
Parece ser um bom restaurante para grupos, pois tem mesas grandes e bastante espaço – e também porque enquanto estive lá entraram realmente 2 ou 3 grupos grandes. Há também um balcão junto à entrada onde se preparam bebidas.
As mesas são postas com muito cuidado, e com guardanapos de pano dobrados de forma engraçada – estes origamis de tecido dão sempre o ar de sua graça e por isso tinha de destacar este pormenor!
Outro pormenor que tenho de falar é da limpeza – tanto do espaço em si como, em particular, das casas de banho – que é algo que pode, eventualmente, arruinar um espaço quando as condições de higiene não são cumpridas.


A Comida

                O menu da Varanda Azul vem apresentado de forma original, em que os nomes das secções que o compõem foram bem imaginados, desde “Os mais famosos a entreter” até “os mais doces à saída”. Inclui um couvert, algumas entradas e petiscos, diferentes pratos de carne, 3 opções de peixe e marisco e sobremesas!
                O couvert vem para a mesa sem ser pedido, e inclui uma cesta com diferentes pães (pão de mafra, pão de abobora e pão frito super crocante), servidos quentinhos, e para acompanhar, a “tapenade enfrascada” (patê de azeitonas e alcaparras), a “manteiga composta” (manteiga de ervas e manteiga com tomate seco” e “o azeite aromatizado” (azeite com vinagre balsâmico e flor de sal). Ou seja… é um couvert muito completo e delicioso para abrir o apetite!
                Para entrada, optamos pelo “Bife tártaro no séc. XIX em alto mar”. Tem um nome comprido mas o prato também é um pouco complexo! É carne de vaca marinada num molho ácido e ligeiramente picante, com alcaparras, umas esferas que lembram ovas e que são também acidas e alga nori em volta. Foi a primeira vez que comi tártaro e confesso que fiquei fã! Gostei bastante do sabor, da textura e achei o empratamento maravilhoso!
                Para prato principal, pedi o lombo em ponto médio e… confesso que foi das melhores carnes que comi na vida! Antes de mais, vem servido com pimentos padrão grelhados (just for the record, nenhum dos meus picava eheh), sal e batatas wedge com um molho que me lembrava o cocktail mas não tenho a certeza se era mesmo. A carne era super híper mega tenra, derretia na boca, era maravilhosa! O corte parece pequeno, mas eu custei a terminar porque é bastante grosso! Fiquei mesmo feliz com este prato!
 
                Além disso, pedimos mais dois acompanhamentos (à parte) para partilhar. Uma salada do campo (basicamente mistura de alfaces e beterraba) e legumes salteados (vários legumes servidos na panela mais adorável de sempre e com um sabor muito agradável!).
                Para terminar em grande pedimos “A banana e o caramelo salgado”, uma sobremesa em camadas que lembra o bolo banoffee mas na versão doce! Vem servido num copo, em que a camada do fundo é crumble de bolacha, uma camada de caramelo salgado bastante liquido, banana e nata. A combinação de sabores é deliciosa! A banana não estava muito madura e por isso achei que a sobremesa não estava doce demais… e ainda bem! O caramelo com o toque salgado fica ainda com um sabor mais intenso e maravilhosa que contrasta super bem com os restantes ingredientes!


O Serviço

                Um espaço deste tipo tem de ter um serviço à altura… e, de facto, tem! Fomos recebidos com um sorriso e muita simpatia. Todo o staff foi extremamente cuidadoso connosco, ajudando-nos com a ementa. Alguns pormenores como servir o vinho sempre que o copo se esvaziava e até abrir a porta à saída destacaram, e muito, o serviço pela positiva!
                Além disso, a anfitriã foi à nossa mesa no final da refeição para nos cumprimentar, perguntar se estávamos satisfeitos e para nos falar um pouco sobre o restaurante. Aparentemente é um restaurante bastante recente (poucos meses) e, logicamente, estão a necessitar de algum feedback.
                Quanto à rapidez do serviço… Não é o restaurante mais rápido, mas é compreensível uma vez que a maioria dos pratos são de carne e são grelhados na hora. A espera, definitivamente, compensa! As sobremesas, contudo, vieram muito rápido!


Para terminar…

                Espaço super agradável, vista lindíssima, serviço cinco estrelas e comida deliciosa… Que mais se pode pedir? Fiquei muito fã deste espaço e realmente comi um dos melhores nacos de carne – se não o melhor – da minha vida!

                Em termos de preço, não é daqueles restaurantes para ir todos os dias… mas a qualidade tem um custo e neste caso acho que compensa! Além disso, podem encontrar alguns descontos em apps, que tornam a experiência mais em conta!
                Amantes de um bom bife e de uma boa experiência gastronómica, recomendo, e muito, a visita à Varanda azul! Podem também usufruir de um prato de oferta utilizando o Zomato Gold!
(Se não és Zomato Gold, ganha 25% de desconto na subscrição com o código PATR0876)



Varanda Azul - DEaR Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Também podes gostar

2 comentários

  1. Pareceu tudo tão delicioso, apesar de achar que o bife tártaro não chamou muito a minha atenção, tudo o resto fez me querer experimentar esse espaço. Obrigada pela partilha
    Um enorme beijinho **

    https://bauderecordacoes24.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tive de provar porque era algo que nunca tinha comido e por isso despertou a minha curiosidade! Mas os pratos principais eram mesmo deliciosos! :)
      Obrigada pelo comentário! Beijinhos!

      Eliminar

Podes gostar de...