[#Dicas] 5 Ideias de presentes de natal – Especiais, Criativas e Económicas!

10.12.19


              Chegou Dezembro, e com ele a época mais mágica do ano – sim, estou mesmo a falar do Natal! Simultaneamente, esta época levanta também um mundo de indecisões relativas aos presentes de Natal.
               Tal como qualquer comum mortal, eu também tenho esse problema… “O que é que posso oferecer, que seja útil, especial, e que não me faça ter que vender um rim no mercado negro para poder sustentar os gastos desta época que tem tanto de especial como de consumista?”.    A verdade é que, se pensarmos bem, acabamos por oferecer presentes que nem sempre são úteis, muito menos especiais – dar aquela caixinha de chocolate ou a caneca de natal não mostra um grande esforço… - e tantas coisinhas pequenas acabam por inevitavelmente pesar no orçamento.


               Considerando que estamos numa altura em que o ser-se sustentável está um pouco “na moda”, é altura de repensar um pouco nos presentes de natal. Eu ainda sou vítima do consumismo natalício mas, no entanto, há já alguns anos que comecei a idealizar as minhas prendas de natal para amigos e família de uma forma diferente, mais original, mais sustentável e, sem dúvida, muito mais económica.

               Deixo-vos então 5 ideias de presentes especiais, criativos e económicos!


1. Colagem de fotos

               Passamos montes de tempo a tirar fotografias em situações em que devíamos estar a fazer memórias (como naquela ida ao café com os amigos, ou escapadinha a uma capital europeia com a cara metade), e na realidade acabamos por nunca mais olhar para essas fotos.
               E que tal pegar nessas fotos e criar uma colagem para ofereceres à tua melhor amiga, ou personalizares um álbum para oferecer à tua família? Tornas úteis todas aquelas memorias que são imortais num frame e, com um pouco de criatividade consegues criar um presente muito original e muito especial!


2. Caixas de chocolates

               Tenho sentimentos mistos em relação aos chocolates como presente. Por um lado, é aquela coisa que toda a gente gosta, e, portanto, é uma aposta 99% segura. No entanto, depois de já ter passado natais em que, no núcleo familiar, recebemos mil caixas de chocolate que nos davam para 10 anos, e que no fim acabamos por deitar fora metade porque passaram o prazo, comecei a pensar de outra forma acerca deste presente.
               E que tal investires em 1 ou duas caixas daqueles bombons sortidos e pegares nos teus dotes de artes plásticas, criares uns saquinhos, envelopes ou embrulhos e colocares uns quantos doces sortidos? Além de mostrares que investiste algum tempo a criar um miminho natalício, o investimento em chocolates é menor, o desperdício é reduzido, e… o resultado final muito, muito especial!


3. Cupões

               Se o teu orçamento natalício está mesmo apertadinho, porque não dar asas à tua veia criativa e ofereceres…. Cupões! E não, não são cupões de desconto! No way!
               Pega na tua veia criativa, numas folhas de papel colorido que tens perdido em casa e cria alguns cupões que podem ser usados durante o ano pela pessoa especial a quem os vais oferecer. Que tal um cupão que “vale um café cheio de gargalhadas” ou “vale uma noite de cinema (de pijama, no sofá, com um balde de pipocas!)” ou até “Vale um jantar romântico à luz das velas”. O céu é o limite!


4. Caixa das memorias

               Se queres oferecer algo mais elaborado à tua cara metade, ao teu melhor amigo ou aos teus pais, podes organizar uma caixinha de memorias, que será certamente um sucesso (e eventualmente poderás ganhar algumas lágrimas de felicidade ou algumas gargalhadas sinceras!).
Podes pegar numa caixa antiga e personalizar ou até investir um pouco mais numa nova caixa e enchê-la de vários objectos que relembrem memorias partilhadas com @ futur@ don@ da caixinha! Desde fotografias, a cartões de restaurantes que visitaram juntos, bilhetes do tempo de escola, lembranças de viagens – qualquer objecto com significado especial vale!


5. Cartões de natal

               Um dos clássicos de natal é oferecer cartões. No entanto, acho que este presente é muito subaproveitado e a maioria das pessoas lê e põe para o lado pois as mensagens lá escritas são muito generalistas (E geralmente este presente vem acompanhado com uma nota no seu interior que acaba inevitavelmente por ser mais interessante que o genérico “Feliz natal” que a acompanha).
               Está na altura de dar aos cartões de natal o seu devido mérito! Se gostas de escrever, aproveita esse dom para criares uma mensagem que apele ao coração. Perde algum tempo a relembrar o destinatário que é uma pessoa especial, e acredita que vais fazer alguém muito feliz! Se tiveres jeito para os trabalhos manuais, podes até fazer os teus próprios cartões. Podes acompanhá-lo também com qualquer uma das sugestões que dei acima, ou oferecer o cartão por si só que será certamente recebido com alegria!


Para terminar... 

               São estas as minhas 5 sugestões de presentes de natal - Especiais, Criativas e Económicas! Vamos ser um pouco menos consumistas e dar um pouco mais do nosso tempo para fazer a nossa família e amigos sentirem-se especiais nesta época mágica!

               E vocês? Têm alguma sugestão de presente de natal que seja económica, criativa e económica? Partilhem comigo! :D

Também podes gostar

1 comentários

  1. Fico apaixonada neste tipo de dicas, amo oferecer coisas feitas por mim, mas tenho de admitir que o faço mais com o meu namorado e pais. Já fiz a ideia dos vales e é muito top, este ano vou optar pelos cartões de natal, amo escrever e acho que quem receber vai gostar 🥰
    Um beijinho enorme **

    https://bauderecordacoes24.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Podes gostar de...