5 Coisas que aprendi com os meus gatos

29.4.21

Uma das maiores tristezas da minha vida foi ter de esperar 25 anos até ter o meu primeiro gato… Mas a verdade é que quem espera sempre alcança e acabei por não ter 1, mas sim 3!

Embora neste momento tenha dois deles comigo, e um deles a olhar por mim no céu, os 3 marcaram a minha vida de formas inexplicáveis! Às vezes penso que sou um pouco louca por dizer isto mas ter um gato, para mim, mudou a minha vida.

De qualquer forma, dos 3, a Luna (sendo a primeira) foi talvez a que mais me ensinou e com ela aprendi 5 valiosas lições que vou carregar comigo para a vida.

 

Cuidar deles fez-me lembrar que cuidar de mim era importante

Quando a Luna apareceu na minha vida eu estava em espiral descendente para a anorexia. No entanto, o meu desleixo em relação a mim mesma nunca se reflectiu no cuidado que eu tratava dela – nem tinha de se reflecir! Mas ao alimentá-la bem, dar-lhe água, mimos e estímulos, o meu subconsciente foi, muiiiiito lentamente, começando a interiorizar a necessidade de cumprir essas necessidades básicas, mas em relação a mim. Claro que o meu comportamento mudou devido a uma série de factores mas este foi, certamente, um dos essenciais.

 

O amor nada tem a ver com a imagem

A segunda lição que aprendi também foi com a Luna. Estava eu no auge da minha magreza extrema, a parecer um esqueleto, e ela continuava a amar-me incondicionalmente. Comecei a ganhar peso, e detestei cada bocadinho desse processo, mas ela continuava amar-me incondicionalmente. Ela gostava de mim porque eu lhe dava amor. Podia ter uma perna a sair-me da testa que ela me ia amar da mesma maneira – porque este tipo de amor nada tem a ver com a imagem, é um amor puro.

 

Com eles, nunca me sinto sozinha

Viver sozinha foi uma aprendizagem e tanto, e quando fiz essa transição de viver com colegas de casa para ter o meu espaço, pensei que poderia acabar por me sentir sozinha. Contudo, fiz essa transição também na companhia da Luna e, mais tarde, o Leo juntou-se a nós, e a verdade é que nunca me senti sozinha. Os animais podem ser “só” animais para algumas pessoas, mas para mim são tão importantes como as pessoas, e na minha vida diária, fazem uma companhia tremenda!

 

Desliguei-me do valor material das coisas

Bem, acho que todos os tutores de gatos se identificarão com esta aprendizagem – é impossível ter um gato e não haver algo em casa que acabe invariavelmente por ser destruído: seja um vaso, o sofá ou aquela peça de roupa que gostamos tanto. Aqui em casa já se partiram canecas, derrubaram vasos (espalhando terra por todo o lado, destruíram plantas, partiram pequenos electrodomesticos e… não vamos falar do sofá. E sabem o que é pior? É que nem dá para ralhar com eles porque eles são tão fofos… E provavelmente vão ignorar o ralhete e continuar a fazer as suas marotices.

 

Perdi um dos meus maiores medos (pelo menos… em relação aos gatos)

Eu tenho uma fobia muito grande que tem um nome um pouco estranho – emetofobia – que, por outras palavras é medo de vomitar e de tudo o que isso envolve. Se alguém vomitar ao pé de mim eu fujo, tremo e entro em pânico. Se eu ficar mal disposta e sentir que possa vir a vomitar, eu não fujo mas tremo e entro em pânico. No entanto, no que toca aos meus gatos, não me faz diferença nenhuma. Ainda não consegui justificar isto mas é um facto!

 

Vocês também têm gatos? Como se chamam? Contem-me nos comentários! Vou adorar saber!

Também podes gostar

3 comentários

  1. Olá, querida Patty!

    Já há algum tempo k eu não passava por aqui, e por isso espero que estejas bem. Eu estou, felizmente.

    Tu tens uma verdadeira adoração por gatos, como outras pessoas têm por cães e eu até te compreendo pke tb gosto muito de bichanos. Já tive uma na adolescência, mas morreu de velhice. Era o Kiss.
    Depois na fase adulta e a viver num apartamento é complicado, pke eles fazem trinta por uma linha, embora seja uma forma de brincar, eu entendo, mas somos nós que temos de limpar tudo depois e eu estou fora de casa das 8h às 18h, sensivelmente.

    Há novo post. Obrigada!

    Beijinhos e espero que estejam, tu e os teus pais, todos bem e felizes.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Patty!

    Eu também aprendi tudo o que mencionas com a minha saudosa Bonita!
    Acrescento a paz e serenidade que eles nos transmitem!

    Respondendo ao teu desafio:
    - dentro de casa tenho 3 gatos: a Opala, o Speedy e a Boneca;
    - livres, no nosso condomínio, esterilizadas por mim: a Bébé e a Jade (são gatas silvestres comem e dormem nos abrigos e na garagem). A Jade é muito mimalha e anda sempre atrás dos miúdos e dos graúdos a pedir mimo. A Bébé não é nada social, mas não se afasta do espaço dela;
    - alimento, dou abrigo e disponibilizo caixas de areia a todos os que por cá vão aparecendo.

    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
  3. Eu adoroo gatos e não consigo viver sem eles. Eles são seres muito especiais que nos fazem sentir bem quando estamos mal. Eu sou uma pessoa stressada e ao pé deles fico super tranquila.
    Eu prefiro viver com animais de estimação, sejam eles gatos ou cães do que viver com a casa toda arrumada, chegar a casa e eles estarem a minha espera vale tudo!

    Um beijinho

    ResponderEliminar

Podes gostar de...