5 lições que aprendi com Yoga

13.5.21

A minha primeira experiência com esta atividade milenar foi no auge da minha adolescência, aos 16/17 anos. Achava o yoga aborrecido, coisa de pessoas que não tinham energia para outras atividades, mas a minha mãe lá me convenceu a ir com ela.

No primeiro dia, lá está, armei-me em boa. Apesar de ter a mesma flexibilidade que um poste (daqueles de cimento mesmo!), esforcei-me mesmo muito para fazer as poses e tudo mais. Resultado? Andei uma semana com dores no abdominal, coisa que nunca tinha tido até então.

Essa foi a primeira lição que aprendi com o Yoga: Não subestimar uma arte que não domino. Claro que naquela altura não estava, de todo, preparada para aceitar as aprendizagens que o Yoga nos pode dar, e acabei por desistir.

No entanto, nos meus 26 anos, um pouco antes do primeiro confinamento, decidi dar mais uma chance ao Yoga e comecei a seguir aulas online. A minha ideia inicial era iniciar-me na atividade física após um período parada devido à minha recuperação, mas o que é facto é que desde então, o Yoga tornou-se parte da minha rotina.

A minha maturidade é diferente, e este processo de introdução do Yoga na minha vida ensinou-me muitas coisas que aplico tanto no tapete como fora dele - coisas essas que quero partilhar convosco!

 

 

Não subestimar uma arte que não domine

Okay, eu dei um spoiler sobre esta lição, mas de facto acho que foi uma aprendizagem essencial. Acho que é inevitável fazermos este tipo de julgamentos em relação ao Yoga, mas também em relação a tudo, só que muitas vezes as coisas não são o que parecem. O Yoga, enquanto atividade física, mexe muito mais com os nossos músculos do que parece, e enquanto atividade mental e espiritual, realinha-nos o nosso pensamento e as nossas emoções.

 

Mexer com propósito

Inicialmente, quando recomecei a prática do Yoga, concentrava-me muito (mais uma vez) em fazer as poses. No entanto, com o tempo, comecei a focar-me mais no porquê de existirem certos movimentos, certas posturas e certas transições. A verdade é que as sequências do yoga são feitas com um propósito, e todos os elementos dessa “coreografia” têm um objetivo que vai mais além do que aquelas poses fenomenais. Ao conectarmo-nos com o nosso corpo naquele momento, conseguimos perceber até as tensões mais sublimes, e determinados movimentos conseguem desbloqueá-las, se mantermos a mente aberta a mais do que somente às poses.

 

Estar parado é mais difícil do que estar em movimento

Se forem como eu, sofrem que um grande mal chamado bichos carpinteiros. Para mim, é muito difícil estar parada – inclusivamente estar a ver um filme ou uma série, sentada no sofá, sem fazer nada, é muito desafiante. Fazer meditação, por exemplo, comigo só funciona quando estou a passar por períodos de ansiedade. Mas com o Yoga, tenho aprendido a parar, a desligar, a relaxar por completo durante curtos períodos de tempo, mas sobretudo a apreciar esses momentos sem sentir que estou “a perder algo”.

 

Yoga não é só para quem é flexível

Tinha este mito na minha cabeça, e acho que foi algo que me desmotivou muito na minha primeira experiência. Eu não sou muito flexível, como puderam constatar com o que disse lá acima. No entanto, não precisamos de ter flexibilidade para fazer Yoga. De facto, GANHAMOS flexibilidade a fazer Yoga, mas não temos de a ter para começar a praticar.

 

Mais do que trabalhar o nosso físico, trabalha a nossa mente

O Yoga une o nosso corpo físico com o nosso corpo mental/espiritual, e por isso, de cada vez que subo ao tapete, sinto que descubro algo sobre mim nessas duas camadas. Mais do que isso, sinto que evoluo física e emocionalmente. Durante este ano e tal de prática regular, não só ganhei flexibilidade e resistência física, como aprendi a ser mais paciente, a perceber os sinais do meu corpo, e a aceitar que por vezes o nosso corpo físico não está ao mesmo nível da nossa vontade emocional e está tudo bem!

 

Alguma vez praticaram yoga?

Também podes gostar

2 comentários

  1. Faço yoga há dois anos e é das melhores coisas da minha vida! Por isso, não podia concordar mais com as tuas lições! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  2. Já experimentei fazer, foi uma experiência boa no entanto não me identifico muito com a atividade. Se calhar se for mais vezes vou começar a gostar quando me der o click do que é na verdade o Yoga.
    Obrigada pela partilha :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Podes gostar de...